sexta-feira, 30 de setembro de 2016

360º - Como as demolições na Ria Formosa criaram um enorme embaraço ao ministro (e o fizeram entrar em contradições) e as outras notícias do dia

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
No terceiro Conselho de Estado da era Marcelo discutiu-se essencialmente Guterres. Pelo menos foi esse o tema dominante do comunicado formal. Está em curso um guerra diplomática contra a entrada em cena, a meio do percurso, da búlgara Kristalina Georgieva, pelos que os conselheiros se mostraram unidos em torno do candidato português. Quanto aos outros temas em debate, houve muita economia mundial. Já sobre o veto presidencial à lei do sigilo bancário, talvez haja decisão hoje. 

O despedimento de um gestor público pelo Governo foi considerado ilegal. O Supremo Tribunal Administrativo considerou que o despedimento do presidente do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (Compete) não teve fundamentos. Bruno Vinhas da Silva vai pedir indemnização.

Se o Novo Banco não for vendido até final do ano, mais 500 trabalhadores terão de ser despedidosA exigência é feita por Bruxelas, que pede ainda maior esforço na redução de custos e cortes no número de balcões, noticia o Negócios..

Houve quatro fugas de emigrantes ilegais no aeroporto de Lisboa em apenas quatro meses. Depois do caso em que quatro homens foram detidos em plena pista, o DN conta hoje que desde junho dois marroquinos e dois argelinos escaparam ao controlo das autoridades, as suas nacionalidades são consideradas de risco e foi-lhes perdido o rasto. Este é um novo método de entrada na Europa.
 

Informação relevante

A demolição de casas na Ria Formosa tornou-se um embaraço político. O diretor da Polis mandou cartas de despejo e demolições sem avisar o ministro enquanto este respondia com evasivas no Parlamento. João Matos Fernandes garantiu primeiro que o processo estava a ser avaliado caso a caso e um dia depois anunciava então as demolições quase gerais, para surpresa de Bloco e PCP. Terá dito tudo aos deputados? E o que será verdade? 

A análise fina à execução orçamental até agosto revela que há problemas, os maiores na receita fiscalOs impostos indiretos (os tais que vão aumentar) estão bem abaixo do previsto. E a pressão da dívida dos hospitais está de regresso.

Não é alarmante, mas a taxa de desemprego subiu para 11% em agosto. Dados preliminares mostram um agravamento de 0,1 pontos percentuais, mas os números podem ser retificados no próximo mês. Aliás, a taxa de julho foi revista em baixa.

Por tudo isto, no seu artigo de opinião desta semana, Rui Ramos questiona"Sabe António Costa o que está a fazer?"

Está confirmado, é oficial, o Papa vem mesmo a Fátima para o centenário das aparições. Foi o próprio Francisco quem o disse ao bispo auxiliar de Lisboa, D. Nuno Brás. Mas a visita a Portugal no próximo ano deverá ser relâmpago, apenas ara marcar presença no santuário e sem tempo para uma visita de Estado alargada.

O PSOE vive uma verdadeira guerra civil interna ainda sem fim à vista mas com um alvo: Pedro Sánchez. Acossado por todos os lados, Sánchez não se demitiu e manteve as suas decisões: quer eleições primárias no partido a 23 de outubro e congresso extraordinário a 12 e 13 de novembro.Resistirá até lá? Os estatutos permitem várias interpretações e o tempo é de contar espingardas, mas a maioria dos socialistas espanhóis já não vê Sánchez como líder. Ele insiste em consultar o comité federal.

O que significa mesmo o acordo da OPEP para o limite de produção de petróleo? O anúncio é uma tentativa clara de conter a queda do preço (as estimativas apontam para mais dez euros). Os analistas duvidam da solidez do acordo. Mas algo é claro: a Arábia Saudita estará a repensar a estratégia. Estaremos perante a simples admissão de um erro? 

Susto nos EUA, depois de um comboio ter chocado com a estação em New Jersey. Desconhecem-se ainda os motivos do acidente que levou o comboio a entrar a alta velocidade pela estação ferroviária dentro, fazendo três mortos e 100 feridos. Muitos chegaram a pensar que se tratava de um atentado.

Três notícias de futebol para quem possa ter estado algo distraído ontem.
  1. O Sp. Braga perdeu por 2-0 o segundo jogo da fase de grupos da Liga Europa. Foi na Ucrânia, frente ao Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca, que lidera o grupo.
  2. Grandes contra pequeninos, como só pode acontecer na Taça de Portugal. O sorteio da terceira eliminatória ditou um Gafanha (da Nazaré)-FC Porto, um 1º de Dezembro (Sintra)-Benfica e um Famalicão-Sporting.
  3. Uma estreia (Gelson Martins) e um regresso (Ronaldo) na convocatória de Fernando Santos para os dois próximos jogos da seleção de apuramento para o Mundial 2018. Portugal joga a Andorra e com as Ilhas Faroé a 7 e 10 de outubro.
Ainda no futebol, mas a propósito do escândalo que agita Inglaterra, há mais três líderes de clubes envolvidos em casos de corrupção. A investigação é do The Telegraph, que divulgou gravações em que estes responsáveis negociavam subornos com jornalistas disfarçados de empresários desportivos.
Só quem não anda por Lisboa é que não percebeu que para o ano há autárquicas (não sei como está o resto do país, mas presumo que possam existir muitos casos semelhantes). Para já só se vêem estaleiros de obras e caos no trânsito, mas antes de outubro de 2017 teremos uma cidade pelo menos mais bonita (funcional logo veremos). Uma das novidades vem agora de Alcântara, que volta a ter um rio, agora a passar pelo separador central da avenida de Ceuta.


Os nossos Especiais

Incendiários ou pirómanos? Num ano em que Portugal voltou a arder e as altas temperaturas deste outono obrigaram aalargar a época de fogos, a Sónia Simões foi perceber como são vigiados os "criminosos das chamas". A base de dados da Polícia Judiciária reúne, desde 1997, perfis de 500 incendiários, nenhum com diagnóstico de piromania, mas em que a maior parte sofre de doença mental.

No Conversas à Quinta, o tema foi o legado de Simon Peres e a ameaça Donald Trump. José Manuel Fernandes, Jaime Nogueira Pinto e Jaime Gama conversaram sobre o que nos ensina a vida do pai fundador de Israel, "falcão" e "pomba", nestes tempos em que a paz parece mais distante e é Trump que quer o apoio do voto judaico? O funeral de Peres reúne hoje em Israel líderes de todo o mundo.

Na rubrica Sem Palavras, a entrevista desenhada desta semana é com o humorista Nuno Markl. Veja o que ele desenhou, por exemplo, em resposta à pergunta do Observador"Que objetos levava para uma ilha deserta?"

Já no Questões de Forno Interno, do Rui Miguel Tovar, o protagonista é Manaca, o autor do autogolo mais falado do futebol português, aquele que ainda hoje está atravessado na garganta de muitos portistas. Em maio de 1980 foi dele esse golo na própria baliza que permitiu a vitória magra do Sporting em Guimarães (1-0) e impediu o FC Porto de se sagrar tricampeão nacional pela primeira vez. Ficaram as dúvidas: "Só dizem disparates", esclarece ele desde Toronto.



Notícias surpreendentes

Ontem foi dia do idoso. Mas os velhos ainda têm sonhos.A Santa Casa de Vila do Bispo quis saber quais eram. E foi perguntar, de quadro de ardósia na mão, a 78 dos seus utentes o que mais gostariam de ainda fazer na vida. As respostas são tão surpreendentes quanto ternurentas. E as fotos também.


Ainda no tema velhice: há muitos japoneses centenários.Por isso, os autores de um novo livro decidiram conhecer as pessoas mais velhas do planeta para desvendar os segredos da sua vida longa, saudável e feliz. Estes são os dez mandamentos fundamentais se quiser chegar a tal idade.

Não são mandamentos, são, chamemos-lhe assim, soluções de recursoO que cozinham os nossos melhores chefs quando não têm tempo (ou paciência) para os seus pratos elaborados? A massa é dominante, mas há até quem simplesmente mande vir uns frangos da churrasqueira (pronto, já nos podemos sentir menos culpados).

Como vem aí o fim de semana, além de frangos podemos empanturrarmo-nos com séries de televisãoE há uma há muito esperada para ver no Netflix: chama-se Luke Cage apareceu nos comics da Marvel, passou por "Jessica Jones" e agora está por conta própria.

Se quiser manter-se fiel à Guerra dos Tronos, pode ler a versão interativa da saga, que a Apple acaba de lançar. A empresa de Tim Cook  juntou-se a George R.R. Martin e criou uma nova versão digital e interativa dos cinco livros (em inglês), das Crónicas de Gelo e Fogo publicados desde 1996. O primeiro volume, A Game of Thrones: Enhanced Edition, está disponível para compra no iBooks desde terça-feira. Já agora, se quiser deslumbrar-se, veja os cenários naturais (em Espanha e na Irlanda) onde vai ser gravada a temporada 7.

Pode também entreter-se com um teste de cultura geral:este é difícil e tem 21 perguntas para testar os seus conhecimentos. Já se é dos que tem a sorte de andar pelo mundo a viajar, fica um presente: as senhas de wi-fi de todos (todos mesmo) os aeroportos.

Com internet garantida, vá passando pelo Observador para se manter bem informado da atualidade, mas também para encontrar histórias de vida e dicas úteis. Como estas outras sugestões para ter um fim de semana em cheio.

Um bom fim de semana. E aproveite a vida
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário