sexta-feira, 30 de setembro de 2016

MONTANHA-RUSSA AJUDA A LIVRAR-SE DE PEDRAS NOS RINS


 
Big Thunder Mountain Railroad no Walt Disney World
Big Thunder Mountain Railroad no Walt Disney World
Investigadores norte-americanos descobriram que andar na montanha-russa do Walt Disney World, na Flórida, pode ajudar na extração de pedras nos rins através do sistema urinário.
O tratamento pouco convencional foi estudado em pormenor por Marc Mitchell e David Wartinger, da Universidade do Estado do Michigan, depois de vários relatos de pacientes que disseram ter resolvido o problema após andarem na montanha-russa chamada Big Thunder Mountain Railroad.
“Basicamente, tive pacientes que me disseram que, depois de andarem na montanha-russa, foram capazes de expelir as pedras nos rins. Um dos pacientes disse que libertou três pedras diferentes depois de andar três vezes”, afirmou Wartinger.
Para comprovar a veracidade das histórias, os investigadores criaram um rim 3D que continha urina e três pedras, de tamanhos diferentes, alojadas na parte superior, média e inferior.
Os autores da pesquisa publicada no Journal of The American Osteopathic Association andaram 20 vezes na montanha-russa da Disney e descobriram que as pedras colocadas na parte superior do rim movimentaram-se mais facilmente do que as pedras da zona inferior.
As voltas realizadas na parte de trás da montanha-russa tiveram 64% de sucesso na remoção das pedras nos rins, referem Mitchell e Wartinger, enquanto as voltas em que os investigadores se sentaram nos lugares da frente tiveram apenas 17% de sucesso.
A ocupação dos assentos terá feito toda a diferença, já que os carrinhos no final da Big Thunder Mountain Railroad balançam mais – fazendo com que as pedras nos rins se libertem melhor.
Os investigadores recomendam – seriamente – que as pessoas com tendência a pedras nos rins experimentem andar em montanhas-russas como forma de prevenção.
“A montanha-russa ideal deve ser rápida, com algumas voltas, mas não de cabeça para baixo ou com movimentos invertidos”, disse Wartinger.
Este tratamento funciona com pedras até 5mm, que são facilmente expelidas através da corrente urinária – depois dos 6mm poderá ser necessária cirurgia para remoção das pedras.
O co-autor do estudo adiantou que “a expulsão de uma pedra nos rins antes de atingir um tamanho obstrutivo pode evitar cirurgias e atendimentos de emergência”.
BZR, ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário