sexta-feira, 30 de setembro de 2016

‘Start-Up’ portuguesa cria primeiro sistema digital para fisioterapia sem sair de casa

Resultado de imagem para ‘Start-Up’ portuguesa cria primeiro sistema digital para fisioterapia sem sair de casa
A 'start-up' portuguesa SWORD Health apresentou hoje "o primeiro e único" sistema digital que permite acelerar a recuperação em processos de fisioterapia de doentes de AVC ou com problemas músculo-esqueléticos sem terem de sair de casa.
Criada em 2013 por Vírgilio Bento, a 'start-up' [empresas em início de atividade] apresentou hoje a SWORD Arya, uma estrutura 'user-friendly' que permite acelerar a recuperação pelo próprio paciente ou cuidador sem sair de casa, uma "abordagem revolucionária" que possibilita "avanços mais rápidos" e "uma redução de custos até cinco vezes", através do acompanhamento 'online' permanente e presencial, segundo diz a empresa em comunicado.
"O princípio é simples", diz a empresa, que é já considerada pela Comissão Europeia como uma das mais inovadoras da Europa, explicando que inicialmente o doente é avaliado pessoalmente pela equipa clínica de terapeutas da SWORD Health que define as necessidades específicas e prescreve o programa de reabilitação.
Depois com sensores de movimento, são digitalizados e registados todos os movimentos do doente, na sua frequência e amplitude, sendo estes transferidos para um 'tablet', o que permite tanto assistir o doente na correção imediata do exercício como dar indicações à equipa clínica sobre a evolução do tratamento, assim como ajustar procedimentos.
A aplicação Arya guia cada doente durante a sessão e a equipa clínica faz uma monitorização contínua da evolução do doente, dando 'feedback' em tempo real sobre o seu desempenho, ajustando o plano consoante necessário e fazendo deslocações periódicas a casa do paciente sempre que se justifique.
A empresa diz que o novo paradigma "já é uma realidade" e conta "com um número crescente de utilizadores domésticos que atestam o seu sucesso", beneficiando em larga escala das longas listas de espera no sistema convencional para se aceder ao primeiro tratamento. O que se agrava "num cenário de estagnação na área da reabilitação", como tem acontecido em Portugal nos últimos anos, ao mesmo tempo que continuamos a ser um dos países com a população mais envelhecida, pode ler-se no documento.
"A preocupação em criar uma solução que responda às dificuldades do modelo atual nasceu das dificuldades sentidas na pele por Virgílio Bento quando o seu irmão, após um grave acidente, se deparou com uma grande dificuldade de acesso a serviços de reabilitação, o que retardou a sua recuperação", conta a empresa.
“O nosso objetivo é democratizar o acesso a uma reabilitação eficaz e de alta intensidade, colocando a tecnologia efetivamente ao serviço da saúde”, afirma o fundador e presidente executivo da SWORD Health, Vírgilio Bento, citado no documento.
A SWORD Health já levantou três rondas de investimento com dois grupos de investidores particulares ('business angels'), 150 mil euros em abril de 2014, 250 mil euros em março de 2015 e 400 mil euros em investimento de uma capital de risco em novembro 2015.
A 'start-up' tornou-se na primeira empresa portuguesa a ser integrada na maior aceleradora de comunidades seniores, o Aging 2.0 em São Francisco, e criou uma parceria com a maior cadeia de centros de reabilitação norte-americana Genesis Rehab, que atua em 45 estados norte-americanos, emprega 18.000 terapeutas e ajuda a reabilitar 45.000 doentes por dia.
A ideia de criar um programa de reabilitação adequado às especificidades de cada doente valeu à equipa de investigação uma distinção em 2011 com o prémio 'Highest Future Impact', numa conferência mundial de engenharia Biomédica, em Boston, nos Estados Unidos.
Além disso, a SWORD Health foi a primeira empresa portuguesa a ser financiada pelo SME Instrument, programa europeu de apoio a pequenas e pequenas e médias empresas (PME) do Horizonte 2020, com um milhão de euros, entrando naquela que é considerada a “Liga dos Campeões das empresas mais inovadoras da Europa", refere o comunicado.
A SWORD Health já deu os primeiros passos na sua internacionalização com a escolha a recair nos Estados Unidos, estando a preparar a sua entrada na China.

Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário