segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

360º - Grécia recupera confiança. O próximo alvo será Portugal? E hoje é dia de Guterres na ONU

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O banco Monte dei Paschi, uma das maiores preocupações da economia italiana, anunciou, em comunicado, que vai continuar a tentar arranjar fundos junto de investidores privados. O objetivo é evitar uma intervenção públicaque levasse a uma resolução. É um dos problemas a resolver pelo novo primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni.

O Benfica venceu o Sporting por 2-1 e o Rui Miguel Tovar chamou-lhe "o dérbi melancia": "Vermelho por dentro (eficácia de Salvio e Raúl), verde por fora (mais posse de bola, mais remates à baliza, mais oportunidades, mais defesas impossíveis de Ederson)". Depois de ler a crónica do jogo, veja aqui as fotos dos golos.

Em Santa Maria da Feira, o FC Porto venceu o Feirense por 4-0. Na crónica do jogo, o Tiago Palma explica que, "tal como na mitologia grega, também em Santa Maria da Feira um Ícaro, este defesa-central, caiu (ou melhor: fez cair A. Silva, logo aos 4') e precipitou o fim".

Com todos estes resultados, quem vai ser, então, o "campeão de Natal"? O calendário e as contas estão aqui.


Informação relevante
Os investidores estrangeiros estão novamente a ganhar confiança na Grécia. De tal maneira que o país pode deixar de ser a grande preocupação da economia europeia em 2017. E quem substituirá os gregos nesse desagradável papel? O Credit Suisse avança com o nome de um candidato: Portugal.

Há duas renúncias no Conselho Fiscal da Caixa Geral de Depósitos: Luís Batista Branco e Manuel Coelho de Sousa deixaram o órgão responsável pela fiscalização da administração do banco. 

Dois pareceres da Inspecção-Geral das Finanças que revelavam um agravamento das imparidades da Caixa estiveram no Ministério da Finanças do Governo de Passos Coelho durante seis meses e só foram despachados a 15 dias das eleições. A notícia é do Público

Marques Mendes, que é um dos maiores apoiantes do Presidente da República, aproveitou ontem o seu espaço de comentário semanal na SIC para deixar um aviso a Pedro Passos Coelho: é "um erro" entrar em polémica com Marcelo. E explicou porquê: “O Presidente Marcelo é evidentemente uma referência de popularidade, de prestígio, de estatuto, de autoridade, por isso Passos Coelho, numa guerra com o Presidente, perde sempre, como qualquer líder da oposição perderia”.

Uma boa informação para quem paga impostos: em 2017, o IMI não vai aumentar em nenhum município. E cerca de 100 autarquias até o vão reduzir, segundo o Negócios. Mas atenção: o Jornal de Notícias alerta que os descontos para famílias com dependentes vão desaparecer em onze concelhos.

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou uma medida surpreendente: retirou de circulação a nota de 100 bolivares. Pequeno detalhe: esta nota representa metade do dinheiro em circulação no país. O objetivo, diz Maduro, é combater as “máfias especulativas”.

Aqui fica uma informação para guiar o seu dia. O Observador vai seguir ao minutos dois acontecimentos que não pode perder:


Hoje, pode começar a sua semana com muita (e boa) opinião no Observador:
  • João Carlos Espada escreve "Um espectro ronda a Europa; mas qual?": "É muito possível que o espectro que verdadeiramente ronda a Europa seja o da radicalização mútua entre radicais inimigos das 'elites' e radicais inimigos do 'populismo'”.
  • Helena Matos escreve "Onde está o lápis azul?": "Um rapaz anavalhado no comboio por um gang à frente dos passageiros. Uma esquadra invadida. Onde estão as notícias sobre a criminalidade? Onde está o lápis azul?"
  • Alexandre Homem Cristo escreve "Os alunos aprenderam, os políticos não": "Eis o maior alerta do PISA 2015 e que tantos recusam reconhecer: romper com a avaliação na Educação não é romper com Nuno Crato, mas com toda uma linha reformista que percorreu vários ministros".
  • João Marques de Almeida escreve "Cristas em Lisboa e Moreira no Porto": "Em 2017 só há uma forma de combater a revolução política feita à esquerda em 2015: PSD e CDS apoiarem Cristas e Moreira. Não será fácil, mas não será mais difícil do que uma aliança entre PS, PCP e BE".
  • Lucy Pepper escreve "Admirável gatinho novo": "Os gatinhos e as outras tretas constituem uma força imparável na internet. Estão a fazer tudo declinar para o menor denominador comum, e hoje é o menor denominador comum que mantém vivos os media".
  • Vasco Pulido Valente escreve no seu Diário: "Agora, Jerónimo de Sousa, Louçã, Catarina e congéneres protestam por aí contra a infame armadilha da “Europa”. Só que ela não nasceu ontem, nasceu em 1984 ou 85 e foi feita deliberadamente contra eles".

Os nossos Especiais
No seu mais recente livro, "A Ira de Deus Sobre A Europa", José Rentes de Carvalho lembra os seus primeiros tempos como emigrante na Holanda. O Observador pré-publica um capítulo sobre os hábitos holandeses, os comportamentos sociais, a inclinação das escadas e o desenho das retretes.

José Carlos Fernandes esteve a ler "A Verdadeira História da SS", de Robert Lewis Koehl, e, num longo artigo sobre uma das organizações mais temidas e sinistras da Alemanha nazi, pergunta: "Será que todos os que ingressaram nas SS foram a encarnação do Mal?".


Notícias surpreendentes

Kevin Sussman, o Stuart da série "A Teoria do Big Bang", esteve em Matosinhos na Comic Con Portugal e falou com o Observador. Depois de cantar (a medo) uma pequena parte de "Soft Kitty", confessou que é mesmo um geek"Sofri bullying [na escola], estavam sempre a meter-se comigo, enfiaram-me num cacifo…"

O Plano B, decididamente, não é para geeks. Um dos bares históricos do Porto fez 10 anos e a Sara Otto Coelho foi entrevistá-lo. Foi entrevistar o bar? Sim: foi entrevistar o bar. Aqui está o que ele tinha para dizer.

O que é que acontece nos locais abandonados pelo Homem? Simples: a Natureza regressa. E, às vezes, das formas mais improváveis, como mostram estas fotografias de árvores a engolirem bicicletas e de navios que se transformaram em florestas.

A publicidade serve para vender produtos - e para defender causas. A Marta Leite Ferreira juntou os 20 anúncios mais poderosos de 2016. Eles chamam a atenção para a Natureza, para a guerra e para a saúde.

Como hoje é segunda-feira e estamos todos muito bem-dispostos com o início de mais uma semana de trabalho (não é?), aqui fica uma dica do Alfredo Lavrador, responsável pela secção Auto do Observador: quer saber como conseguir (alguma) gasolina à borla?

De resto, já sabe: todo o dia, a todas as horas, o Observador vai ter a informação atualizada (e explicada). Venha ter connosco.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário