segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Hora de Fecho: Em direto/ "O fim da Guerra Fria não foi o fim da história"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
António Guterres cumpre, em Nova Iorque, o último passo antes de assumir funções como secretário-geral das Nações Unidas: o juramento da carta da ONU. Acompanhe aqui a cerimónia em direto.
Guterres chega à ONU com um percurso longo e um enorme caderno de encargos: crise dos refugiados, conflito na Síria e aquecimento global. O ex-PM jura a Carta das Nações Unidas esta segunda-feira.
Foram reveladas as nomeações para os Globos de Ouro de 2017. No cinema, "La La Land" concorre em sete categorias. Na televisão, "The Crown" e "Westworld" lideram. Veja todas as nomeações.
A maldita "fava" calharia sempre a Benfica e FC Porto. OK, talvez o Leicester (só para o Benfica) ou o Mónaco não fossem tão "fava" assim. Mas a sorte (obrigadinho, oh Gullit!) não quis nada connosco.
Os oitavos-de-final da Liga dos Campeões promovem o regresso do Dortmund a Lisboa, depois da vitória em Alvalade (2-1), e ainda a reedição da final da Taça das Taças 1984
Os rebeldes já perderam controlo de 90% da cidade, de onde continuam a fugir milhares de pessoas. A situação dos civis que ficam para trás é preocupante, diz o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Desengane-se se acha que conhece bem as flores lá de casa, os olhos do gato ou as palmas das suas mãos. Os olhos não o deixam. Mas a macrofotografia abre-nos a porta para os mundos milimétricos.
A edição dos Critics’ Choice Awards chegou mais cedo para antecipar as tendências das passadeiras vermelhas em 2017. Do preto de Nicole Kidman às flores de Natalie Portman, veja os melhores conjuntos.
Portugal voltou a fazer das suas: entre os 100 melhores vinhos do mundo, segundo a Wine Spectator, há quatro nacionais. Um deles é o mais barato da lista de 2016 e não chega a 10 euros.
O mau tempo e a chuva estão de volta com o dia de quarta-feira a ser apontado como o pior. No entanto, sexta-feira regressam as melhorias sem previsão de precipitação para o fim-de-semana.
Será um monstro do mar ou uma cápsula do tempo? O debate está instalado. Este objeto estranho deu à costa na praia de Muriwai, em Auckland, e foi descoberto por uma residente. 
Opinião

Helena Matos
Um rapaz anavalhado no comboio por um gang à frente dos passageiros. Uma esquadra invadida. Onde estão as notícias sobre a criminalidade? Onde está o lápis azul?

João Carlos Espada
É muito possível que o espectro que verdadeiramente ronda a Europa seja o da radicalização mútua entre radicais inimigos das “elites” e radicais inimigos do “populismo”.

Alexandre Homem Cristo
Eis o maior alerta do PISA 2015 e que tantos recusam reconhecer: romper com a avaliação na Educação não é romper com Nuno Crato, mas com toda uma linha reformista que percorreu vários ministros.

José Ribeiro e Castro
É um dos maiores fiascos políticos dos últimos 40 anos: desde 1976 que temos, na Constituição, Regiões Administrativas criadas e distritos extintos; mas, 40 anos volvidos, continuamos com distritos...

Luis Carvalho Rodrigues
A paralisia geral dominava os asilos psiquiátricos na passagem do século. O modelo da mente sifilítica dominou a psiquiatria.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário