quarta-feira, 17 de maio de 2017

360º - Há um novo escândalo Trump; como a China está a ganhar influência no xadrez EUA-Coreia do Norte; e o saco azul do GES que não tem fundo

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... rebentou um novo caso envolvendo Donald Trump, tão ou mais grave que o anterior. Segundo New York Times, o presidente americano tentou influenciar o FBI: pediu a James Comey, o diretor que entretanto despediu, que encerrasse a investigação a Michael Flynn, o conselheiro de segurança nacional afastado por 'ligações' à Rússia. "Ele é um tipo porreiro, deixe andar", pode ler-se no memorando com as notas que Comey tirou do encontro. Há ainda uma singular sugestão para que os jornalistas que divulguem fugas de informação sejam presos.

Este novo escândalo junta-se ao das revelações secretas feitas aos russos sobre o Estado Islâmico, que está longe de estar explicado. O New York Times diz que se tratou de informação confidencial reunida por Israel; mas Trump (via Twitter) e a Casa Branca vieram garantir que foi tudo legítimo e nada inapropriado. Tal como agora desmentem as notas de Comey.

 Este é o ponto da situação do que está realmente em causa com a nova crise de Trump que leva a CNN a escrever "que a administração Trump pode não sobreviver ao memorando de Comey", o Washington Post a falar num "confronto entre Trump e a verdade" e o o New York Times a perguntar se "o Presidente é de confiança". O The Guardian traça já cenários para o que pode vir a seguir, porque volta a ouvir-se a palavra impeachment.

Por tudo isto, as respostas à Coreia do Norte acordadas com a China (voltarei ao tema mais à frente), depois do lançamento de mais um míssil pelos norte-coreanos, passaram para segundo plano.

António Guterres vai discursar pela primeira vez esta quarta-feira no Parlamento Europeu como secretário-geral das Nações Unidas. Os eurodeputados portugueses antecipam que falará contra o'apagamento' da ONU, e dos temas refugiados, fome em África e, claro, Trump

Noutros temas, nota para o preocupante crescimento da obesidade entre os mais novos. Portugal é já o quinto país da Europa com mais crianças e jovens obesas.

Quanto a natalidade, o golo de Éder não deu em baby boomA conquista do Europeu em França não ajudou e Portugal voltou a ter menos bebés. A tendência de subida inverteu-se nos primeiros quatro meses do ano (nove depois do dia 'feriado'), com uma queda de 4,3%. Os dados revelados pela TSF baseiam-se no teste do pezinho. 



Outra informação relevante

Nunca mais se conhece o fundo do famoso 'saco azul' do GES. A investigação chegou a mais um documento inédito que mostra que a sociedade offshore suspeita de ter pago 'luvas' a políticos e empresários foi financiada pelos clientes através de compra de dívida. Estamos a falar de movimentos de 3,2 milhões de euros em oito anos. A notícia é do Luís Rosa.

Há uma polémica no PSD Lisboa, para contrabalançar com as confusões no PS Porto. A poderosa família Gonçalves foi varrida (quase por completo) das listas do partido; e um dos seus membros, o presidente interino da concelhia do PSD da capital, acusa Passos de estar a seguir uma "linha estalinista".

Ainda em Lisboa, Assunção Cristas continua a receber daqueles elogios dispensáveis da parte de um dos parceiros de coligação, o monárquico Gonçalo da Câmara Pereira. Depois de louvar a líder do CDS por "vestir calças ou saia larga", o vice-presidente do PPM não só disse não se arrepender dessas declarações, como acrescentou mais uns dichotes. Como este: "Quando chega a casa, Cristas não faz como os homens e não se senta a beber whisky".

Depois das boas notícias da economia portuguesa, vieram os avisos menos otimistas. O Conselho de Finanças Públicas coloca em causa a credibilidade das metas orçamentais  do Governo porque as medidas não estão detalhadas e as contas não batem certo. Como se não bastasse, o Bloco de Esquerda exige um alívio fiscal de 600 milhões de euros no IRS. E até Marcelo veio pôr água na fervura de tanta euforia: "Todos tivemos o mérito de tudo, comparar méritos é uma perda de tempo", fez questão de dizer o Presidente, com um segundo recado: "Devemos evitar a tentação do deslumbramento".

Vamos ao tema do momento, a Eurovisão? Já uma cidade fora da organização do festival do próximo ano, o Porto. "Se é a cidade que tem de pagar, dispenso", disse Rui Moreira, sem querer cavalgar a onda Salvador Sobral. A RTP ainda não decidiu, mas garante que não haverá excessos.

Sobre um caso antigo, Maria Luís Albuquerque esteve no Parlamento a falar da polémica das estatísticas das offshores. E garantiu que não publicar os dados "foi apenas uma má decisão política e nada mais" e que só a auditoria pode tirar as dúvidas que ainda restam e recaem sobre Paulo Núncio.

E ainda se lembra deste outro caso, o FootbalLeaks? Pois bem, há mais dois jogadores bem nossos conhecidos envolvidos. Um é Fábio Coentrão, acusado de defraudar o fisco espanhol em 1,29 milhões de euros; o outro o colombiano Radamel Falcao, que terá 'escondido' dos impostos 5,66 milhões.

Por falar em futebol, há menos um foco de polémicasBruno de Carvalho, o presidente do Sporting, deixou as redes sociais (com muitos recados)... Já Pinto da Costa começa a ser alvo de críticas (pintadas nos muros de casa) depois de quatro anos sem ver o FC Porto ganhar títulos.

Uma boa notícia? A Farfetch, a tecnológica de moda de luxo, vai contratar mais 500 pessoas em Portugal até final do ano.



Os nossos especiais




A nossa opinião


Notícias surpreendentes
Vai começar o festival de Cannes e o Eurico de Barros já escolheu 12 filmes para comemorar os 70 anos do festival.

Ainda no capítulo das sugestões, para quem anda pelo norte e gosta de petiscos, há um evento a não perder. Chama-se Rally Fish e põe 43 restaurantes (e afins) de Matosinhos a servir os ditos, sempre de peixe e acompanhados por um copo de vinho, por apenas 3 euros.

Agora para os amantes das coisas vintage, a notícia de que o velhinho Nokia 3310, em versão renovada e melhorada mas ainda muito simplificada, chega a Portugal na próxima semanaCustará 49 euros e vem e, vermelho, amarelo, azul-escuro ou cinzento. E traz o icónico jogo da 'cobra'.

Ah, e para o ajudar a despertar, já bebeu uma BICA do Observador? A última contou com a participação especial de João Miguel Tavares e debateu o grau de demagogia de António Costa lhe tomar conta dos filhos no dia de tolerância de ponto.

Pronto, agora que já lhe devo ter despertado o interesse, só me resta voltar a lembrá-lo que no Observador encontra as notícias do dia, além de histórias sempre atuais e interessantes. E vamos continuar a servir-lhe outras BICA's

Tenha uma boa quarta-feira, feliz e produtiva
(se já não passa sem o jogo da moda, o fidget spinner, o melhor é ver este vídeo)

 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário