A Feira dos Grelos, que vai já na XIII edição, é o fim-de-semana em que a Confraria abre o seu templo (sede entenda-se) e, de portas escancaradas leva a gastronomia gandaresa à rua.
Literalmente à rua – é cortado o trânsito e numa esplanada por entre muros de adobo e telhas de barro estão colocadas mesas, com decoração e atmosfera cuidadas, para que os comensais possam saborear os grelos e tudo o que de bom os acompanha. Na edição anterior teve mais de 5000 visitantes. É um evento muito pitoresco cheio de portugalidade. Diga-se que é 100% amador e o objetivo é a defesa e promoção do património cultural gandarez e a emancipação do território. Nas últimas edições  teve diretos no dia da abertura, e tivemos reportagens nos noticiários televisivos generalistas.
Trata-se de uma da Confraria Nabos e Companhia (CNC) em parceria com a Câmara Municipal de Mira.
Para que se perceba são os próprios confrades que estão a cozinhar para servir os visitantes. Entre outras particularidades os visitantes têm a possibilidade de comprar produtos diretamente da Horta da Confraria, ou seja, levar produtos frescos, colhidos na hora, que foram cultivados e cuidados pelos confrades mais experientes nos saberes do campo.
Há uma padaria ao vivo, onde é confecionado todo o pão, broa e pastelaria – A cozinha é aberta e está aos olhos de todos. A Feira terá, em exclusivo na Feira, o unico GIN do mundo com sabor a nabo – GINABO.
A CNC leva já 17 anos. É uma confraria rural e está sediada na Aldeia de Carapelhos, no coração da Gândara. Sub-região delimitada a norte pela Ria de Aveiro e a sul pelo Baixo Mondego. Vai do mar à Bairrada. É uma região de areias onde era difícil vingar só com o sustento do campo.
A CNC tem um sólido percurso, é sobejamente conhecida no panorama nacional das confrarias e foi no ano passado distinguida com o prémio FPCG, distinção máxima atribuída às confrarias em Portugal. É um prémio da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas que visa distinguir boas práticas. A ruralidade que a fez nascer dá-lhe características únicas como a coesão do grupo e a vontade de fazer coisas. Nestes 17 anos, entre muitas outras coisas, foi construída uma sede, uma réplica de uma casa gandaresa e foram realizados inúmeros eventos públicos.
Personalidades com o Sr Comendador Rui Nabeiro; Chef Carlos Capote; Chef Silva; Apresentadores Jorge Gabriel, Fernando Mendes e Sónia Araújo; entre outros, fazem parte da Confraria como membros de honra.