Este sábado, dia 20 de maio realizar-se-á a 2ª Regata Internacional Pescanova, na Barrinha da Praia de Mira, um evento organizado pelo Clube Náutico da Praia de Mira, em parceria com a Pescanova, com a Câmara Municipal de Mira e com a Junta de Freguesia da Praia de Mira.
Esta regata foi apresentada como têm sido hábito numa conferência de imprensa realizada na sede do CNPM, onde estiveram presentes: O Sr. Presidente do CNPM, Francisco Veríssimo, o Sr. Presidente da CMM Dr.º Raúl Almeida o Sr. Presidente da JFPM Drº Francisco Reigota o Sr. Drº Roberto Romero, Diretor Geral da Acuinova, representante da Pescanova, o Sr. Rui Coimbra, coordenador da regata e o Prof. António Miguel, diretor do júri e alguns órgãos de comunicação social.
Esta conferência teve como mote principal a divulgação da Regata e informar os presentes do seu funcionamento. Ressaltando também o crescimento que a regata teve este ano em nº de atletas inscritos, mais de 400 (mais 4 clubes que no ano anterior), sendo 17 desses atletas de remo adaptado onde participam atletas de mobilidade reduzida ou deficiência intelectual, é de salientar que é a maior presença de sempre registada em provas desta categoria em Portugal. Irá ser uma Regata com 49 eliminatórias e 29 finais.
Tendo sido uma constante entre os presentes o ressaltar do trabalho, empenho e dedicação de todos os membros diretivos do CNPM, e voluntários que estão envolvidos na organização desta prova, como foi dito pelo Dr. Francisco Reigota “Um exemplo a ser seguido.”
Foi referido também pelo Dr. º Raul Almeida o facto de o CNPM ter ganho o orçamento participativo do ano passado e dessa receita ter sido uma mais-valia para a realização desta Regata. Por outro lado, destacou que o crescimento desta Regata devesse exclusivamente ao empenho de todos os elementos do Clube Nautico, que têm sido incansáveis no melhoramento da prova e na promoção da mesma para que todos os anos venham novos clubes participar.
Dr. Roberto Romero agradeceu também em nome do Grupo Pescanova e mostrou-se acessível a continuar alimentar um projeto desta envergadura, que tem vindo a crescer mais e mais.
Um dos pontos salientado pelo diretor do júri, Prof. Miguel, foi o facto, da pista ser balizada (considerada uma das melhores a nível nacional), referenciando a forma fluida como toda a equipa de arbitragem consegue desempenhar as suas funções.
Rui Coimbra treinador e diretor da Prova explicou como tudo vai decorrer a nível de provas e acrescentou que “Estamos convictos que vamos proporcionar a todos os participantes momentos de competição ao mais alto nível, e em ótimas condições para a pratica da modalidade “
De referir que este ano a 2ª REGATA INTERNACIONAL PESCANOVA vai ser transmitida pelos meios de comunicação audiovisuais (Bola TV, RTP 2 e CMTV). Não podemos deixar de fazer referência à vontade que todos os patrocinadores mostraram em continuar a dar o seu total apoio ao CNPM, para a organização de provas futuras.
A todos os participantes, acompanhantes e espectadores, a organização deseja uma viagem tranquila até Mira! Contamos com a vossa presença no dia 20 de maio!