quarta-feira, 7 de junho de 2017

Os bebês aprendem como sorrir para manipular os adultos

Pesquisa mostra que os pequeninos sabem calcular os momentos certos para agradar aos pais

 

Tem coisa mais fofa do que um bebê sorrindo? Acontece que, por trás de toda a graça, estão outras intenções: uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, afirma que os pequenos fazem isso para manipular os adultos.

De acordo com o condutor do estudo, o psicólogo Javier Movellan, os bebês calculam a hora certa para extrair o máximo de sorrisos possíveis ao seu redor.

Para chegar a essa conclusão, Movellan e sua equipe utilizaram um bebê robô chamado Diego-San e realizaram vários experimentos com estudantes da graduação da Universidade da Califórnia em San Diego. Foi observado que, quando o robô sorria espontaneamente, ele não ganhava tanta atenção quanto quando calculava perfeitamente o momento de mostrar alegria.

A partir da pesquisa, os acadêmicos também descobriram que, antes de completar quatro meses, os bebês já desenvolvem um senso de quanto tempo devem fazer contato visual e quão rápido devem sorrir para ganhar atenção.

Não se sabe ao certo o motivo dessa manipulação por parte dos pequenos, mas especula-se que seja para fazer com que os que os rodeiam, principalmente seus pais, se sintam melhor.


Os pesquisadores também pretendem utilizar os dados dos experimentos para ajudar outros psicólogos a descobrir novas formas de testes durante a fase de desenvolvimento das crianças, principalmente para identificar o autismo.

Veja o estudo AQUI !

Debora Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário