sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Ouro vs Bictoin: qual é o mais vantajoso?

Ouro vs Bictoin: qual é o mais vantajoso?

*Por Guto Schiavon

Muitos já sabem que o bitcoin está mais valorizado que o ouro, certo? Ainda que este metal seja o mais valioso que encontramos na natureza, a criptomoeda vem chamando cada vez mais a atenção dos mercados internacionais, tornando-se uma moeda de troca altamente discutida.

Diante deste cenário vantajoso, muitos ainda ficam em dúvida sobre qual dos investimentos vale mais a pena - o ouro ou bitcoin? Neste caso não existe uma resposta definitiva, por isso é preciso refletir sobre quais são seus objetivos neste investimento. De qualquer maneira, as oportunidades existem para quem sabe estudar o melhor de cada uma delas.

Para tentar te ajudar nessa decisão vou fazer um comparativo. Dessa forma, você irá entender melhor algumas das vantagens e desvantagens que ambas oferecem, e tomar sua decisão com mais confiança. Vamos lá?

Liquidez: atualmente é uma desvantagem para a criptomoeda, se comparada ao ouro ao redor do mundo, mas no Brasil, o cenário já está mudando. O bitcoin já é mais negociado que os contratos de ouro na BMF&Bovespa.

É importante lembrar que o ouro já é milenar, tanto seu uso como moeda ou investimento, já o bitcoin é uma tecnologia de apenas 8 anos e que tem se provado segura, tanto para uso como moeda ou investimento também.

Estabilidade da cotação: sem nenhuma dúvida, o preço do bitcoin ainda passa por muitos altos e baixos. Para quem quer investir, essa alta volatilidade pode ser tanto boa quanto ruim, dependendo dos objetivos do investimento. Por exemplo, para especuladores que pretendem comprar na baixa e vender na alta, é um ponto atrativo.

De qualquer maneira, a volatilidade do bitcoin vem caindo ano após ano. Nos últimos tempos houve períodos em que a moeda digital oscilou menos que a libra esterlina, por exemplo. Já o ouro, ao longo da história, tem se mostrado um ativo relativamente estável. Por esse motivo, muitos investidores recorrem ao ouro em momentos de incerteza econômica. Por exemplo, logo após a eleição de Donald Trump nos EUA, a procura por ouro subiu bastante.

E então, já tomou sua decisão sobre qual investimento é mais vantajoso? Muita gente acredita que o ouro continuará sendo o caminho mais confiável durante muito tempo. Por outro lado, com a popularização do bitcoin, vemos cada vez mais pessoas investindo nessa commodity e obtendo lucros. Afinal, o mundo das criptomoedas está crescendo e vale a pena ficar de olho nesse movimento.

* Guto Schiavon é COO da corretora de bitcoins FOXBIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário