sábado, 27 de janeiro de 2018

CANTANHEDE: “S/título” mostra serigrafias e gravuras de Luís Filipe Folgado

S/título é uma síntese elucidativa do trabalho artístico de Luís Filipe Folgado e está patente ao público na Biblioteca Municipal de Cantanhede até ao próximo dia 28 de fevereiro. A exposição é constituída por serigrafias e gravuras em papel, nas quais o autor constrói imagens em jogos de traços e manchas a preto e branco, na maioria dos casos num registo figurativo, através da conjugação de elementos geométricos que permitem vislumbrar contornos de sombras e figuras humanas representadas de forma minimalista mas sempre com uma assinalável força expressiva.
A forma como Luís Filipe Folgado estrutura essa dimensão surge particularmente complexa na série de labirintos em que os traços que definem o que parecem ser os percursos surgem magistralmente articulados, dando origem à representação de corpos em diferentes poses ou atitudes.
A linguagem visual minimalista que à primeira vista parece abstrata adquire contornos figurativos com a repetição de traços contrastantes de branco sobre as superfícies negras em que o despojamento das composições desperta o olhar para formas significantes.
Luís Filipe Folgado nasceu em Bragança, em 1969. É mestre em Design e Marketing pela Universidade do Minho e tem vindo a expor o seu trabalho no campo das artes gráficas desde 1996, paralelamente à orientação de workshops e oficinas/cursos de gravura, litografia e serigrafia.
Do seu currículo fazem parte várias exposições individuais e coletivas, com destaque para as realizadas no Núcleo de Gravura de Alijó, Escola Superior Artística do Porto, Cooperativa Árvore, Faculdade de Belas Artes do Porto e Fundação CIEC (Centro Internacional da Estampa Contemporânea), em La Coruña, Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário