sexta-feira, 13 de abril de 2018

Redução de sal e de açúcar

Governo quer acordo fechado com indústria até junho.
O Governo espera ter fechado, até junho de 2018, o acordo com a indústria para reduzir as quantidades de sal e de açúcar de alguns produtos.
À margem da abertura do congresso internacional de panificação portuguesa, que decorreu esta quarta-feira, dia 4 de abril, na Maia, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde referiu que as negociações estão a decorrer há vários meses, de forma construtiva e aberta entre todos, e espera «resultados concretos ainda na primeira metade do ano».
Segundo Fernando Araújo, o objetivo é «chegar a acordo com a indústria, nas várias áreas da alimentação, até ao final de junho».
«Selo de Excelência: menos sal, mesmo sabor»
Também para tornar a alimentação dos portugueses mais saudável, a partir deste mês as padarias já podem candidatar-se ao selo de qualidade, outra meta traçada pelo Governo, com o objetivo de reduzir de forma gradual o teor do sal no pão, tendo como meta um teor máximo de sal no pão de 1 grama por 100 gramas, em 2021.
O projeto para o selo do pão «Menos sal, mesmo sabor» surge no âmbito do protocolo estabelecido entre a Direção-Geral da Saúde (DGS), o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e as Associações dos Industriais da Panificação, Pastelaria e Similares.
O consumo excessivo de sal pela população é um dos maiores riscos de saúde pública em Portugal. De acordo com os dados do último Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física IAN-AF (2015-2016), a população portuguesa apresenta um consumo médio de sal de 7,3 g (2.848 mg/dia de sódio), superior ao valor recomendado pela Organização Mundial da Saúde (não superior a 5 gramas de sal por pessoa, por dia).
O consumo elevado de sal está associado ao desenvolvimento de um conjunto de doenças crónicas, em particular as doenças cardiovasculares, que representam atualmente uma das principais causas de morte da população portuguesa.
Sendo o pão e seus subprodutos, pelo seu elevado consumo, e de acordo com dados do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física IAN-AF (2015/2016), um dos principais alimentos a contribuir para a ingestão de sal dos portugueses, a iniciativa Selo Pão com «Menos sal, mesmo sabor» pretende conceder uma distinção pública, através da atribuição de um selo de excelência, às padarias que atinjam um teor de sal no pão que não ultrapassa 1 grama por 100 gramas de pão ainda durante o ano de 2018.
A obtenção deste selo será feita através de candidatura, sendo aceites as primeiras 250 candidaturas recebidas, 89 na Região Norte, 82 na Região Centro, 55 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, 13 na Região do Alentejo e 11 na Região do Algarve.

Para saber mais, consulte:

Portal SNS > Pão com menos sal – http://sns.gov.pt/pao-com-menos-sal

Nenhum comentário:

Postar um comentário