sexta-feira, 4 de maio de 2018

360º - As 42 horas de ataques socialistas que levaram Sócrates a deixar o PS; e os documentos e dados apagados no relatório de Pedrógão

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... José Sócrates entregou o cartão de militante do PS. O ex-primeiro-ministro escreveu uma carta a anunciar que vai abandonar o partido depois do incómodo assumido por vários dirigentes socialistas face ao processo que o envolve (e ao caso Manuel Pinho). As explicações estão num artigo de opinião no JN: "É chegado o momento de pôr fim a este embaraço mútuo", escreve Sócrates, que considera ser alvo de uma "condenação sem julgamento" de antigos camaradas e amigos.

Foram as últimas 42 horas que levaram Sócrates a abandonar uma militância de 37 anos. O discurso do PS sobre os casos Sócrates e Pinho sofreu uma viragem de 180 graus: de repente os socialistas decidiram que podiam comentar politicamente os casos judiciais em curso depois de um silêncio de três anos e meio. O pontapé de saída foi dado por Fernando Medina terça-feira à noite e a estocada final por António Costa ontem à tarde. Mas a 'revolução' tinha começado com uma frase perdida de Carlos César a 24 de Abril. A Rita Tavares foi tentar perceber se se tratou de uma reação organizada ou se se deu simplesmente um clique.


Curiosamente, tudo se precipitou no dia em que o PS lançou uma campanha para celebrar os 45 anos do partido e escolheu o rosto de Sócrates como protagonista. Outra mera coincidência seguramente: Pedro Nuno Santos escreve hoje um artigo no Público em que avisa que o partido não se pode desviar da esquerda.

Outra polémica em curso. Uma investigação da RTPrevelou que há mais deputados que moram em Lisboa e dão moradas diferentes para receberem subsídiosSão pelo menos quatro nomes novos de uma lista que não pára de crescer. Mas pelo menos as regras para os subsídios de viagens para as ilhas vão mudar depois de um parecer da Comissão de Ética, segundo adianta o Público.

Este ano não haverá Nobel da Literatura. Os casos de abusos sexuais que levaram ao abandono de cinco membros do júri fizeram que a Academia sueca decidisse entregar o prémio só em 2009.


Para desanuviar, futebol. A final da Liga Europa vai opor Marselha a Atlético de Madrid. Rolando marcou o golo no prolongamento que valeu um apuramento muito complicado para os franceses em Salzburgo; já em Espanha foi Diego Costa quem marcou para o Atlético eliminar o Arsenal e estragar a despedida que Arsène Wenger tanto desejava.




Outra informação relevante

A PGR levantou o segredo de Justiça sobre a auditoria da Autoridade Nacional de Proteção Civil aos fogos de Pedrógão e revelou o relatório escondido pelo Governo. 36 horas depois da manchete do Público e de várias declarações dissonantes de ministros e responsáveis, a que se somaram as pressões partidárias, a investigação foi finalmente conhecida

E o que diz o relatório que possa agravar ainda mais o tanto que já se sabe do que passou há quase um ano? As 140 páginas que estavam em segredo desde novembro confirmam que houve documentos e dados relevantes apagados e que desapareceram provas vitais. O relatório completo pode ser lido aqui. A Proteção Civil recomenda agora um sistema informático seguro.

A reforma da habitação do Governo deixou tantas dúvidas que a secretária de Estado teve de se desdobrar em explicações. Em entrevista à Ana Suspiro, Ana Pinho revelou que as expetativas são de que 20% do mercado de arrendamento, excluindo as casas em más condições e o segmento mais alto, adira ao programa das rendas a preços acessíveis. Mas avisa que os condomínios privados e as casas com vistas para o rio não contam para estas rendas com desconto.

O PCP dedicou-se a alargar as propostas de outros partidos. Primeiro, depois do PSD ter pedido a divulgação da lista de devedores da Caixa, os comunistas anunciaram que querem pedir os nomes dos devedores de TODOS os bancos intervencionados pelo Estado. Depois, sobre o inquérito parlamentar pedido pelo Bloco a Manuel Pinho e às rendas da energia dos últimos 14 anos, o PC também se mostra bem mais ambicioso: quer analisar TODOS os benefícios concedidos nos sectores dos transportes, comunicações, banca e seguros.

Mas sobre os devedores da Caixa ninguém deve conseguir ter sucesso. Segundo o Eco, o banco diz que uma decisão da PGR trava a possibilidade de divulgar os devedores. O PS também não se mostra muito disponível e o Bloco fala em oportunismo.


E ainda mais um caso. Finalmente, pela primeira vez, houve uma condenação pesada em Portugal por maus-tratos a animaisUm homem que mantinha 24 cães subnutridos foi punido 4 anos e 6 meses de pena suspensa.

Boas notícias para a PSP e para os professores. O Ministério da Administração Interna anunciou o descongelamento de 15 mil carreiras na polícia, que mesmo assim decidiu manter a vigília de protesto. Já os professores vão ter contabilizado todo o serviço prestado antes de se profissionalizarem para efeitos de reposicionamento na carreira.

Marcelo Rebelo de Sousa foi ao Estoril Open. Melhor, o Presidente foi dar um lição a um torneio de ténis: apareceu sem ser convidado, comprou bilhetes para si e para o seu ajudante de campo e sentou-se não na tribuna VIP mas nas bancadas comuns onde almoçou uma sandes de queijo.

Lá fora, o dia ficou marcado pela notícia da morte de Afonso Dhlakama, o dirigente histórico da oposição em MoçambiqueO líder da Renamo morreu nas matas da serra da Gorongosa, onde se refugiou em 2015 depois do regresso da guerra civil ao país. Mas as causas ainda são desconhecidas: há rumores sobre envenenamento e notícias sobre complicações com a diabetes.

E o Irão aumentou a pressão sobre Trump: ameaça abandonar acordo nuclear se os EUA deixarem o tratado. O deadline dado pelo presidente americano termina dia 12.

Os nossos Especiais

Há uma forma de ganhar mais de 1% em aplicações de baixo risco e capital garantido. O David Almas explica comoos aforradores que estão a receber 0,12% por ano nos seus novos depósitos a prazo podem multiplicar os juros por 10, mantendo sempre a garantia sobre o dinheiro investido
A polémica sobre a criação de um Museu das Descobertas foi o tema do Conversas à Quinta desta semana. José Manuel Fernandes conversou com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto sobre o debate importado que menoriza o que os portugueses fizeram nos séculos XV e XVI.

A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre o PS e os casos Pinho e Sócrates: "Não há casos semelhantes ao de Sócrates. Os dirigentes socialistas precisam de provar que é possível confiar no PS outra vez. Era isso que deviam estar a discutir. Ter vergonha não chega".
  • Maria Luís Albuquerque também escreve sobre o mesmo tema. "A questão a saber é se acham que este é o momento certo de fazer um mea culpa fingido para poderem voltar a não tocar no assunto, ou se estão genuinamente envergonhados com o que fez José Sócrates".
  • João Cândido da Silva também: "A defesa dos centros de decisão nacional sustentou muita destruição de valor. E abriu portas aos abusos sem paralelo protagonizados por José Sócrates e Manuel Pinho".
Notícias surpreendentes
Primeiro um aviso do Twitter: mude a sua palavra-passe. Depois de uma falha interna, a rede social alertou os utilizadores que o melhor é mudar a password porque não sabe ao certo quantas senhas foram afetadas.

Depois uma sugestão para quem gosta do bom e velho frango no churrascoO nosso crítico gastronómico Sebastião Carolino foi provar a iguaria nacional ao Cucurico no LX Factory, em Lisboa. Mas não veio de lá convencido.



No capítulo da decoração, é muito curioso ver como o conceito de "casa perfeita" mudou ao longo dos anos. A Marta Leite Ferreira fez essa viagem no tempo através de 67 anos de catálogos do IKEA.

Já sabe como funciona o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador? Leia aqui tudo o que precisa saber sobre a forma de funcionamento das subscrições que lhe permitirão continuar a ler todos os nossos artigos. Tem também a explicação do processo feita pelo José Manuel Fernandes; e a mensagem dos fundadores do Observador sobre todas estas mudanças.

Boa sexta-feira e bom fim de semana (e celebre porque parece que vem aí, finalmente, o bom tempo)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário