sexta-feira, 4 de maio de 2018

“Turres Veteras” aborda este ano os “Caminhos do Rio”



“Caminhos do Rio” é o tema da 21.ª edição do Encontro de História “Turres Veteras” que se realizará nos dias 11 e 12 de maio, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras.

A iniciativa constitui-se, recorde-se, como o melhor encontro nacional de História organizado anualmente e focado num tema, o qual tem sido pertinente, não apenas para o estudo da identidade e da memória do concelho de Torres Vedras e da região Oeste, mas também para o da própria História de Portugal e da Universal.

Esta edição do “Turres Veteras” é dedicada aos rios, pois "desde os tempos remotos, os rios são divinizados e humanizados, constituem barreiras e elementos de ligação, complementam vias e são caminhos, fomentam riquezas e inspiram poetas e músicos. Por vezes, o rio é mar e abraça o largo mar Oceano, por onde partiram e aonde chegaram aventureiros de desvairadas línguas, religiões e geografias, varando rios, descobrindo mundos… Por vezes, o rio é apenas lugar, paisagem, território e definidor da região. Mas é sempre um elemento identitário de um território antrópico, através do qual é possível, no espelho das suas águas, o homem conhecer-se a si próprio, assim como no reflexo multidisciplinar dos outros, olhares e caminhos do rio, ora idênticos ora distintos, que aqui se encontram e confrontam."

"Turres Veteras" é uma iniciativa organizada pelo Município de Torres Vedras e pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa que, este ano, conta também com a parceria da Universidade Estadual de Goiás e da Universidade Estadual do Maranhão. 

Este evento tem como objetivos fundamentais o fomento do estudo e da investigação relativos à História local e regional, assim como a partilha de experiências e de resultados obtidos na área da História da Cultura e Mentalidades, desde o período pré-clássico até ao presente.

As respetivas inscrições devem ser efetuadas no Arquivo Municipal de Torres Vedras; ou pelo n.º de telefone: 261 320 736; ou pelo e-mail:arquivo@cm-tvedras.pt. A participação nesta iniciativa é certificada no âmbito da formação de professores, pelo Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã.

Em anexo envia-se o programa deste 21.º Encontro de História Turres Veteras.

De referir do mesmo, para além das comunicações de oradores prestigiados, a atuação do Ruben Monteiro Quarteto, que apresentará a peça musical "Turres Veteras" no dia 12 de maio, pelas 18h, no Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário