sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Lousada | Lousada no XV Congresso Internacional da Associação das Cidades Educadoras

Jovens lousadenses vão apresentar reflexões no evento sobre realidade local e problemática do desemprego


A vila de Lousada vai estar representada no XV Congresso Internacional da Associação Internacional das Cidades Educadoras, que se realiza de 13 a 16 de Novembro, em Cascais, com o tema “A cidade pertença das pessoas”.

Todos os membros das Cidades Educadoras, a que Lousada pertence, foram convidados a participar. Foram também abertas candidaturas para que jovens das cidades associadas apresentassem uma reflexão no âmbito da “Participação da juventude na vida da cidade”.

Citado em comunicado, o vereador da Educação, António Augusto Silva, salientou que é um orgulho para o município ver que os jovens do concelho foram seleccionados para o congresso, referindo-se a este convite como sendo demonstrativo do potencial da juventude de Lousada e do trabalho realizado pelas escolas/professores”.

Andriana Hamivka e José Carvalho são os dois jovens lousadenses que foram seleccionados para participar, de modo gratuito, no congresso.

O trabalho de Andriana vai versar sobre“O desemprego não é um problema menor nem impossível de resolver”.

Citada em comunicado, a jovem reconheceu que “A juventude de hoje será a única a sustentar a economia, os aposentados e as infraestruturas do futuro. Os jovens serão os responsáveis pelos desenvolvimentos em arte, medicina e tecnologia”, disse.

Andriana Hamivka reconheceu, também, que uma quantidade significativa desse potencial humano é desperdiçada por causa do desemprego.

“Os jovens desempregados entram num ciclo vicioso de educação ultrapassada, estagnação de qualificações e níveis de confiança cada vez menores, tornando-se cada vez mais dependentes do apoio familiar e / ou de suporte social, correndo o risco de serem afetados pela pobreza e até marginalizados dentro da própria sociedade, o que pode levar ao início de uma carreira criminosa”, expressou, defendendo que é preciso combater o desemprego juvenil com um outro espírito.

O tema da apresentação de José Pedro Carvalho retrata o modo como vê a realidade local.

Para este aluno que vai representar o concelho, a aposta na educação e cultura é particularmente visível na relação quase simbiótica que existe entre o ensino regular e o ensino artístico.

“O processo que daqui resulta, gerador de uma dinâmica que convoca à participação de muitos (jovens/alunos, familiares, colegas, amigos, grupo mais alargado de cidadãos) organiza interesses e propósitos comuns, estimula a realização de novos projectos, promove parcerias com outras instituições e aproxima Lousada dos princípios estruturantes daquilo que se entende ser uma Cidade Educadora”, afirmou.

Através da adesão a esta rede internacional em Junho de 2017, Lousada assume-se como município educador, oferecendo a todos os cidadãos elementos para uma formação integral, na aplicação de uma política de cariz educativo enquadrada num contexto de justiça social, civismo democrático, construindo assim uma sociedade sem exclusões.

Fonte: verdadeiroolhar


Nenhum comentário:

Postar um comentário