quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

360º- "Risco de partido definhar é pior que guerra interna", diz deputado do PSD; o motim na prisão; as derrotas de May e a saída de Farage do Ukip

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Nigel Farage, uma das principais caras do Brexit, abandonou o UKIP. Acusou a actual liderança de estar a mudar radicalmente o partido para a extrema-direita e ter uma "fixação" com a questão do Islão.

Ontem, o início da maratona de debates do Brexit até à votação de dia 11 foi marcado por várias derrotas para May. As dúvidas são se trata de um “compromisso digno” ou de um “salto no escuro”?  

greve dos guardas prisionais levou ao final da noite a um motim no Estabelecimento Prisional de Lisboa. 190 reclusos recusaram ser fechados nas celas depois de saberem que hoje seria o quinto dia sem visitas devido a um plenário motivado pela paralisação.

Foram queimados colchões e caixotes do lixo e destruídos alguns bens, mas a situação foi resolvida sem intervenção do corpo especial apesar dos momentos de tensão. De saída do jantar com o presidente chinês, Xi Jiping, Marcelo passou pelo local e falou com algumas famílias. O Sindicato da Guarda Prisional já veio entretranto rejeitar responsabilidades nos desacatos.

A segunda temporada da novela da reposição do tempo de serviço dos professores começa esta tardeO governo chamou os sindicatos para uma reunião no ministério depois da união da esquerda e da direita no Orçamento ter obrigado às renegociações.


Outra informação relevante 
O PSD reuniu ontem em Conselho Nacional e a divisão do partido continua bem evidente. Em entrevista à Rita Dinis, o deputado Miguel Morgado diz mesmo que “o risco de definhamento do PSD é pior do que as guerras internas”. Afirma ainda que as declarações do vice de Rui Rio foram as mais "desastradas" de sempre e sonha com uma federação das "direitas".

Já Morais Sarmento avisa que o interesse do PSD “obriga todos” a remar na mesma direcção. O vice-presidente do partido garante contudo que encarou a reunião do partido como "uma manifestação de maturidade e entusiasmo".

A primeira notícia do primeiro dia da visita do presidente chinês a Portugal foi a de que Marcelo vai à China em Abril 2019. Mas já houve um pequeno incidente diplomático. O diplomata Paulo Chaves, chefe de divisão de informação e imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, referiu-se a Xi Jinping, como “DDT [Dono Disto Tudo] no Faceboook. O MNE já mandou "averiguar" e admite "consequências".

Xi Jiping continua hoje os seus encontros voltando a provocar vários constrangimentos no trânsito. A curta estadia da sua comitiva fez com que reservasse todo o hotel Ritz, pagando dois milhões de euros: as limusinas blindadas que obrigaram mesmo a alargar o portão da garagem do hotel, contou o jornal i

A candidata a líder da JS com falsa informação no currículo entregue na Câmara arrisca um processo-crime. Maria Begonha pode incorrer numa “contraordenação muito grave” ao abrigo do artigo 456 do Código de Contratação Pública e pode ainda ser alvo de um procedimento criminal por “falsas declarações”

O governo quer aumentar as licenças parentais e os abonos de família. Segundo o DN, o alargamento da licença parental exclusiva do pai passa de 15 para 20 dias úteis mal o bebé nasça e os abonos sobem  em função da idade nos primeiros seis anos de vida e no caso das famílias com dois ou mais filhos.

O Tribunal de Contas já em 2017 criticava o Parlamento por falhas na fiscalização dos deputados. Um parecer desse ano, que o jornal i hoje recupera (sem linkdenunciava insuficiências no controlo e um relatório punha em causa viagens e seguros de saúde.

As faturas em papel vão acabar já em Janeiro. Apesar do parecer negativo da Proteção de Dados, só serão entregues se o comprador pedir e podem ser emitidas sem o NIF do cliente para o combate à fraude e evasão fiscais, noticia o JN.

O caso dos espancamentos a dez recrutas já teve a primeira consequênciaO diretor do centro de formação da GNR em Portalegre pediu a exoneração. E o governo aceitou.

A próxima sexta-feira promete ser de caos no trânsitoA greve da CP não terá serviços mínimos nem transportes alternativos

Em França, o recuo do governo francês na subida dos impostos sobre os combustíveis não travou os protestos dos 'coletes amarelos'Os estudantes juntaram-se às manifestações e provocaram incêndios nas escolas. O jogo entre PSG e Montpellier foi adiado. E o índice de popularidade de Emmanuel Macron já caiu 6 pontos.

Houve acordo para reformar a zona euro. Mas na realidade, o que decidiu mesmo o Eurogrupo? A divisão norte/sul continua a bloquear as questões mais importantes e a batata quente passou para o Conselho Europeu.

Os nossos Especiais
Mitchell Baker é o responsável pelo Mozilla Firefox. Em entrevista ao Manuel Pestana Machado diz que "o Chrome já foi o melhor browser", mas agora não é. E que “a Internet precisa de mudar drasticamente”.

A nossa opinião
  • Maria João Avillez escreve sobre António Patrício Gouveia: "Tínhamos a vitalidade e o convencimento intactos. Acreditávamos. Talvez porque após a tormenta da revolução soubéssemos o país bem entregue. E nós, com ele".
  • Miguel Pinheiro escreve "Deus nos ajude (em 11 pontos)": "Em França, a nostalgia da guilhotina. Em Portugal, a opção económica pela ditadura. Na Aliança, eurocalmos misturados com eurofuriosos. Nos media, o Estado. No PSD e na JS, o pântano. Deus nos ajude".
  • Luís Aguiar Conraria escreve "O sexo e a concorrência": "Se até algo como a simplificação burocrática na criação de empresas teve efeitos na redução da desigualdade de género dos salários, percebe-se o absurdo da ideia de que não há discriminação salarial". 
  • Maria João Marques escreve "Quando o PCP fala de ‘grande capital’ refere-se a si próprio?":  "Seria bonito termos eleitores que exigissem ao Estado que cumprissem aquilo que impõe aos privados. Ainda não temos. É por isso que os partidos, para os negócios próprios, fazem o que entendem".
  • Nuno Crato escreve "Curvas maravilhosas": "Ao contrário da presunção de alguma antiquada intelectualidade, os cientistas-autores portugueses dão lições de humildade e de capacidade de comunicação. E entre eles destaca-se Jorge Buescu".
  • André Abrantes Amaral escreve sobre "As mais-valias e o declínio do Estado social": "A isenção das mais-valias da venda de imóveis a quem tenha mais de 65 anos, aprovada com os votos do PS e do PSD, é um sinal do declínio do Estado social".
Notícias surpreendentes 
E se a Apple comprar a Tesla, a General Electric falir (e abalar a Netflix), Trump despedir o líder da Fed e a Alemanha cair em recessão? Não se assuste, estas são apenas algumas das nove previsões insólitas da nova edição da "Outrageous Predictions" do Saxo Bank, para 2019. Mas não quer dizer que algumas delas não se concretizem...

Por falar em insólitos: Ryan tem sete anos de idade, é youtuber e já ganha milhões de euros. Aliás, lidera o top da lista da Forbes das estrelas de YouTube mais bem pagas de 2018: tem mais de 17 milhões de seguidores e ganha cerca de 19,2 milhões de euros.

É Natal, é Natal, e os excessos não acontecem nem só à mesa, nem só nas comprasHá decorações absolutamente exageradas, como pode ver neste vídeo.

Mas para abrir o apetite para as Festas, ficam duas sugestõesA selecção de pratos vindos diretamente dos anos 70 do restaurante panorâmico com que o lisboeta Altis Grand Hotel comemora os 45 anos; e a alimentação mais saudável da Iara Kitchen que em vez de um chef tem uma nutricionista de serviço.

Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium


Boa quarta-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário