terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Câmara de Cantanhede promove requalificação do Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Cantanhede vai ser sujeito a obras de requalificação nos termos do caderno de encargos da empreitada que a Câmara Municipal adjudicou pelo montante de 199.250 euros. O auto de consignação já foi assinado pela presidente da autarquia, Helena Teodósio, no decurso de um encontro com um representante da empresa adjudicatária, marcando assim o início da contagem do prazo de execução da obra, que é de 120 dias seguidos. O investimento beneficia de uma comparticipação financeira da União Europeia no âmbito do PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural/2014-2020, concretamente da Medida 10 Leader - Cadeias Curtas e Mercados Locais, sob gestão da ADELO – Associação de Desenvolvimento Local Bairrada e Mondego. 

O objetivo é modernizar e valorizar o espaço, quer ao nível da funcionalidade, quer em termos estéticos, dotando-o de boas condições para os comerciantes desenvolverem a sua atividade e reforçando a sua atratividade, de modo a revitalizar a importante função que já teve no âmbito do setor comercial da cidade. 

Numa primeira fase, as obras a realizar não é de molde a inviabilizar o funcionamento das lojas abertas ao público, pelo que estas se vão manter em atividade até que os trabalhos tenham maior expressão em aspetos estruturais do edificado, do pavimento ou da cobertura. Logo que a empreitada esteja concluída, a Câmara de Cantanhede levará a hasta pública a concessão do direito de ocupação das 10 lojas devolutas, apostando numa lógica de diversificação da oferta e criando condições para a venda de produtos locais. 

Com uma área de implantação de 2.504 m2, o Mercado Municipal de Cantanhede está organizado em torno de um amplo átrio interior, possuindo um total de 16 lojas e instalações sanitárias. O projeto de requalificação prevê a colocação de uma cobertura nesse átrio, uma estrutura metálica e revestimento em chapa lacada com isolamento térmico que assegurará a proteção dos utentes relativamente às intempéries e também da exposição solar, tornando o mercado um espaço convidativo em qualquer altura do ano. 

Além da beneficiação e pintura da fachada principal e das restantes paredes da parte construtiva, a empreitada contempla a reformulação da drenagem de águas pluviais no perímetro do pátio interior, a abertura de um vão com escada para interligar o mercado municipal e o pavilhão de peixe, bem como a remodelação de instalações sanitárias, incluindo o acréscimo de um bloco destinado a pessoas de mobilidade reduzida. Por outro lado, para facilitar o acesso destas pessoas ao mercado, será executada uma rampa exterior para acesso a pessoas de mobilidade reduzida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário