quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Carregal do Sal | Narciso do Mondego já está em flor

Já é possível apreciar os narcisos, por terras de Carregal do Sal.
Esta espécie rara, de nome científico Narcissus scaberulus, avistada nesta época do ano e existente na zona do Circuito Pré-Histórico Fiais/Azenha, começou a florescer e nas encostas do Rio Mondego, já se vislumbra esta planta bulbosa, da família das amarilidáceas e de peculiar beleza, que só é possível apreciar nos meses de fevereiro e março.
Pela sua raridade, o Município de Carregal do Sal criou uma rota pedestre denominada “PR2 Rota dos Narcissus”, integrada no Sítio de Interesse Comunitário de Carregal do Sal, incluído na Rede Natura 2000 e no Plano Nacional de Conservação da Flora em Perigo.
O percurso dos Narcissus scaberulus vem qualificar a oferta e diferenciar esta área particular, procurando dar respostas a novas formas de turismo e potenciar as virtudes endógenas deste território, que visam a oferta de novos e qualificados recursos de atração turística.
Impõe-se, por isso preservar e proteger esta delicada espécie que constitui um motivo de atração de botânicos e amantes da natureza ao território concelhio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário