sábado, 11 de abril de 2020

Marcelo vai propor renovação do estado de emergência até 1 de maio

Covid-19: "Não podemos brincar em serviço". Marcelo vai propor ...
Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas, no Palácio de Belém, deu quase como certa a renovação do estado de emergência até ao dia 1 de maio.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje que vai renovar o estado de emergência até 1 de maio.
"Está firmada a minha convicção de renovar o estado de emergência até 1 de maio. Naturalmente ouvirei os especialistas e o governo, e será a Assembleia a autorizar. Mas não podemos brincar em serviço, não podemos afrouxar, não podemos neste momento decisivo, baixar a guarda", declarou.
Pensando mais além, Marcelo Rebelo de Sousa considera prematuro falar já numa quarta renovação até meados do próximo mês.
"Depende daquilo que for a situação, o quão tivermos ganho este combate em abril", afirmou aos jornalistas no Palácio de Belém.
"É fundamental saber qual é a evolução da situação daqui até ao final do mês de abril", acrescentou. "Queremos que a nossa progressão seja continua e não haja o risco de recaídas; a recaída é sempre pior".
Estas declarações de Marcelo Rebelo de Sousa surgem pouco depois do primeiro-ministro António Costa, em entrevista ao programa da manhã "Você na TV", na TVI, ter dito que "ficaria muito surpreendido se o Presidente da República, para a semana, não propusesse a renovação do estado de emergência".
Na entrevista, o primeiro-ministro considerou ainda que retirar o estado de emergência devido à Covid-19 seria dar "um sinal errado ao país".
"Ainda não podemos começar a aliviar [as medidas de contenção], pelo contrário”, assinalou, apontando que “este é o momento mais difícil" porque a "fadiga vai-se acumulando", mas é preciso não perder o foco.
Lusa / Madremedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário