A Câmara Municipal de Anadia tem estado a entregar a todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Juntas de Freguesia, Bombeiros Voluntários de Anadia, GNR (Anadia e Sangalhos) e Centro de Saúde de Anadia vários kits de equipamentos de proteção individual, com vista a mitigar a propagação coronavírus Covid-19.
Esta semana foram entregues, às diferentes instituições do concelho, luvas, máscaras cirúrgicas, aventais descartáveis, fatos de proteção (impermeáveis e simples), toucas, cobre sapatos, cobre mangas, viseiras e gel desinfetante.
Algum deste material resulta da oferta de diversas empresas e particulares que se mobilizaram para esta causa, mas a grande parte do mesmo foi adquirida pela Câmara Municipal.
Por outro lado, no sentido de impedir a propagação do vírus nos Lares de Idosos das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, o Município suportou, na íntegra, a aquisição de um lote de testes de despiste ao Covid-19, os quais foram efetuados nestas residências de idosos, aos utentes e colaboradores, tendo em conta que este é um grupo de risco.
O Município com esta ação, para além de pretender detetar, de uma forma mais precoce, a doença, e, assim, evitar o contágio crescente, tem também como objetivo serenar os idosos, os seus familiares, as equipas dos lares e a comunidade em geral.
Este investimento em toda esta fase de prevenção e mitigação da pandemia, que já se aproxima dos oitenta mil euros, por parte da Autarquia.
A Câmara Municipal de Anadia não vai baixar os braços e continuará sempre atenta às necessidades das instituições e da população do concelho e, nesse sentido, está a trabalhar para a adquirir ainda mais materiais de proteção individual e outros, com vista a repor os stocks.