A Câmara Municipal da Marinha Grande, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, iniciou a colocação de armadilhas para capturar a vespa asiática (Vespa velutina nigrithorax) no concelho.
Serão colocadas 200 armadilhas seletivas para capturar a vespa asiática que estarão devidamente identificadas com um rótulo e que serão distribuídas por todos o concelho da Marinha Grande, com especial incidência nos locais envolventes onde se detetaram ninhos de vespa asiática no ano de 2019.
Após a colocação das armadilhas serão efetuadas quinzenalmente ações de monitorização das armadilhas, trocando os atrativos e efetuando a contagem das vespas capturadas.
O objetivo da colocação das armadilhas consiste na captura das fêmeas fundadoras, antes da formação de novos ninhos, permitindo a redução do número de ninhos e consequentemente evitar a reprodução e o aumento exponencial do número de vespas asiáticas adultas.
No ano de 2019 foram detetados e destruídos 96 ninhos em todo o concelho. Neste âmbito, foi realizada e aprovada uma candidatura ao Fundo Florestal Permanente para “Apoio para a destruição dos ninhos de Vespa velutina – 2019”.
O apoio financeiro para a destruição dos ninhos de vespa velutina insere-se no eixo de intervenção “Funções ecológicas, sociais e culturais da floresta”, do Regulamento do Fundo Florestal Permanente, aprovado pela Portaria n.º 77/2015, de 16 de março.
Todos os ninhos primários e definitivos intervencionados pelo município foram registados na plataforma STOPVespa (http://stopvespa.icnf.pt/).
Em caso de avistamento de ninhos, a autarquia solicita que se contacte o Serviço Municipal de Proteção Civil através dos seguintes contactos: 962 505 875 ou proteccao.civil@cm-mgrande.pt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário