terça-feira, 28 de abril de 2020

Propagação da covid-19 aparentemente quebrada na Cidade e Província de Maputo

Foto de Adérito Caldeira
A propagação do novo coronavírus está aparentemente quebrada na Cidade e Província de Maputo, há 4 dias que não há registo de novos casos positivos. Nesta segunda-feira (27), sem testar nenhum dos centenas de casos suspeitos existentes na Província de Cabo Delgado, não houve registo de novos doentes da covid-19 em Moçambique. Entretanto o @Verdade apurou que trabalhadores da petrolífera Total estão a ser diagnosticados com o novo coronavírus em outros países africanos.

Mesmo não cumprindo integralmente as medidas de prevenção da pandemia que flagela o mundo na Cidade e Província de Maputo a propagação do vírus está aparentemente quebrada. O último infectado pela covid-19 foi diagnosticado no passado dia 23 (um moçambicano com mais de 30 anos de idade a residir na Cidade da Matola), que se apurou ter contraído o vírus na única cadeia de transmissão activa em Moçambique e que continua a existir na Província de Cabo Delgado.

Por isso nesta segunda-feira (27), testando apenas 42 casos suspeitos na Cidade de Maputo e outros dois na Província de Nampula, nenhum novo doente foi diagnosticado em Moçambique que continua com um cumulativo de 76 infectados, dentre os quais nove ficaram curados.

“Partiu uma delegação conjunta do Ministério da Saúde e do INS para Cabo Delgado que hoje teve como prioridade organizar uma testagem em massa em Afungi, ao fim desta manhã estiveram reunidos com as autoridades locais para organizar as operações. A prioridade para os casos suspeitos foi dada nas questões de biossegurança e isolamento, acreditamos que teremos um fluxo considerável de amostras de Cabo Delgado nas próximas horas” explicou o o Director Nacional para a Área de Inquérito e Monitoria de Saúde, Dr. Sérgio Chicumbe.

O epicentro da pandemia da covid-19 no nosso país são os três acampamentos da petrolífera Total na Península de Afungi, onde estão em convalescença domiciliar 47 infectados e a transmissão continua activa, havendo outros sete doentes na Cidade de Pemba.

O @Verdade apurou que não só em Moçambique foram diagnosticados trabalhadores da petrolífera francesa que lidera o projecto Mozambique LNG infectados pelo novo coronavírus, neste domingo 14 foram diagnosticados nas instalações da Total no Congo-Brazzaville.

De acordo com as autoridades de saúde moçambicanas pelo menos 2.500 trabalhadores deixaram os acampamentos da Total na Província de Cabo Delgado na semana em que foi identificado o “caso índex de Afungi”.

Pode ainda ser importante testar o trabalhadores de outra petrolífera a operar no nosso país pois na Guiné-Equatorial foram diagnosticados 30 infectados pela covid-19 nas instalações da ExxonMobil.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário