quinta-feira, 16 de junho de 2016

“Ser homossexual faz mal à saúde”? Frase de Malheiro gera polémica

A opinião de João Malheiro está a gerar reações online.

João Malheiro fez declarações polémicas. Foto: CM
As motivações homofóbicas no ataque à discoteca Pulse, em Orlando, têm sido um dos temas em debate por estes dias. Por cá, na reação ao atentado, o apresentador Rui M. Pego falou abertamente sobre a sua orientação sexual. Este era um dos temas em debate na altura em que João Malheiro proferiu na antena da CMTV uma frase que tem gerado polémica.
O momento aconteceu durante uma tertúlia do programa Flash Vidas quando o antigo diretor de comunicação do Benfica começou por afirmar que “só há cerca de 10 ou 15 anos a Organização Mundial de Saúde entendeu a homossexualidade como não doença, até contra a minha opinião”.
“Posso entender, como heterossexual que sou, que tal como um gordo lhe faz mal à saúde ser muita gordo – já um anão, coitado, não tem culpa de ser pequenino – também faz mal à saúde ser homossexual, qual é o problema?”, comentava João Malheiro, já despertando reações entre os colegas de tertúlia.
“À minha saúde”, salientou depois, acrescentando que “é como fumar, só fuma quem quer, só bebe quem quer”.
Esta comparação da homossexualidade valeu críticas, nomeadamente por parte do deputado bloquista Luís Monteiro, que reagiu ao caso com ironia, através da sua página no Facebook.
“O que parecia uma péssima declaração, em breves segundos, transformou-se num desastre anedótico - comparou a homossexualidade com o vício de fumar ou o excesso de peso (???). Terminou alegando que, contra a sua opinião, a OMS já não entende este 'problema' como uma doença”, escreve o deputado do Bloco de Esquerda, acrescentando que lhe ficaram duas questões: questões: “Será que a OMS está preocupada com a opinião de João Malheiro, ao ponto de ponderar a sua posição depois desta importante declaração? Será que a OMS deveria prestar mais atenção, não às opiniões de João Malheiro, mas à pessoa em si?”, criticou.
Saliente-se que foi em 1990 que a OMS mudou a sua designação sobre a homossexualidade. Ao longo das últimas décadas diferentes associações de psiquiatria têm também alterado as suas definições sobre a homossexualidade.
Fonte: noticiasaominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário