Quando Viriato Barreto presente num salão internacional e conheceu "Ecobikes" ficou tão apaixonado pelo novo conceito de deslocação que tratou de colocar a par o amigo e sócio João Sérgio, que também viu naqueles pequenos aparelhos, uma forma diferente de investimento!
E assim Portugal passou a ser o segundo país europeu a ter no Ecobikes uma nova modalidade de circulação, com as vertentes de passeio ou de exploração turística. A "Guides Generation" nasceu do empreendedorismo destes dois homens e o resultado já se vê na Praia de Mira numa primeira fase, com a ideia de crescer para outros locais da Zona Centro de Portugal.
Basicamente, este é um meio de locomoção com um motor com 150 watts de potência e com uma bateria com uma longa capacidade que pode ir até as 4 horas de uso ininterrupto!
Existem 7 Ekobikes na Praia de Mira, que foram importados numa primeira fase, pela Guides Generation. Quem quiser experimentar esta novidade pode utilizar um dos dois percursos idealizados. Cada circuito (Mar ou Barrinha) dura cerca de 45 minutos e é acompanhado por uma guia, formada na área do Turismo, o que diz bem do cuidado com que a empresa trata este projeto!
Para além disso, todo o processo foi feito em conjunto com o Turismo do Centro e com a Câmara Municipal de Mira, sendo mais uma garantia de que o Ecobikes "tem rodas para andar". Como se não bastasse, os turistas que não falam português, podem fazê-lo em inglês, francês, espanhol ou francês, que terão sempre alguém em condições de responder às questões que julgarem importantes!
Sendo um veículo de fácil condução, o usuário poderá ainda ficar descansado pois existe seguro para o efeito. A única regra que existe é a de haver, no mínimo 2 pessoas a fazer o circuito, juntamente com a guia, e no máximo, 5 pessoas. Cada um dos participantes terá a oportunidade de "ver o mar ou a barrinha com outros olhos", conta João Sérgio à reportagem do Jornal Mira Online pois, segundo ele, "ao, simplesmente andarmos, muitas vezes não damos conta dos pequenos detalhes que estão no nosso caminho... e é esta a ideia: mostrar às pessoas aquilo que, na pressa e no hábito de tantas vezes lá passar, simplesmente não vêem!"
Este é mais um exemplo do acreditar num futuro mais risonho. Arregaçando as mangas, estes dois empresários da área hoteleira vão diversificando, sempre ligados ao turismo. Saem da sua zona de conforto atuam! Não dormem sob os louros dos objetivos já alcançados. Querem mais... e isto faz avançar!
O que Portugal precisa é disto: quem avance e, consiga trazer atrás de si, outros que também avancem. Os bons exemplos também são geradores de sucesso!
Francisco Ferra