sexta-feira, 21 de outubro de 2016

360º - A nova "fat tax" vai mesmo ter efeitos na saúde? E o que aconteceu ao jovem português que esteve 17 dias desaparecido em Londres?

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
... soube-se que o ex-Presidente brasileiro Collor de Mellofoi acusado de cometer 30 crimes de corrupção passiva, 376 de lavagem de dinheiro e 48 de peculato. É mais um efeito do processo Lava Jato, que também atingiu Lula da Silva.

Na Venezuela, as coisas complicaram-se para a oposição. A recolha de assinaturas para o referendo que pretendia destituir Nicolás Maduro foi suspensa pelo Conselho Eleitoral.

Hoje, a DBRS vai tomar uma decisão sobre o rating a atribuir a Portugal. Como é a única agência que nos mantém acima de "lixo", esta avaliação é fundamental para continuarmos a beneficiar do programa de compra de ativos do BCE. As novidades devem chegar ao final da tarde.


Informação relevante
É mais um Fact Check do Observador: a nova taxa que o Governo criou para os refrigerantes vai mesmo ter efeitos na saúde dos consumidores? A Marlene Carriço foi analisar os estudos e as experiências internacionais nesta áreapara ver se é mesmo assim.

Pedro Passos Coelho acusa o Governo de "substituir uma austeridade de emergência por uma austeridade permanente" porque os impostos deste Orçamento “vêm para ficar”. Numa entrevista ao Público, o líder do PSD anunciou uma mudança de estratégia do partido: ao contrário do que aconteceu no ano passado, os social-democratas devem agora apresentar propostas de alteração do Orçamento.

António Costa também deu uma entrevista. Ontem à noite, disse à TVI que só não acabou com a sobretaxa de IRS por não ter margem orçamental para isso (o que parece uma evidência). E assegurou ainda que este Orçamento é o que introduz menos mexidas em impostos nos últimos 20 anos.

Mais uma entrevista: José Pedro Aguiar Branco disse ao jornal i que o PSD tem de se "virar para o futuro". Pode haver quem ache que esta pode ser uma forma pouco subtil de se candidatar a substituir Passos Coelho, mas Aguiar Branco garante que não: “Nunca serei o António Costa do PSD”.

Uma reunião em Lisboa juntou ontem os responsáveis pela PJ e pela GNR para discutirem com a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna a fuga de Pedro Dias, suspeito dos crimes de Aguiar da Beira (a notícia é do DN). As autoridades não o conseguem capturar e há suspeitas de que terá roubado roupa mais quente em Vila Real.

O jovem português que esteve desaparecido durante 17 dias em Londres foi finalmente encontrado - está num hospital psiquiátrico inglês, depois de se ter envolvido numa briga no aeroporto. Afinal, quem é Volodymyr e o que é que aconteceu? A Marta Leite Ferreira foi tentar perceber.

Há vários casos de baixas médicas na GNR - só no Pinhal Novo, são 20 militares. Tudo por causa dos novos horários de 40 horas semanais. A ministra da Administração Interna já mandou rever as escalas.

Uma chamada de atenção para um tema internacional: no Conversas à Quinta desta semana, Jaime Gama, Jaime Nogueira Pinto e José Manuel Fernandes debatem a ofensiva sobre Mossul e o cerco de Aleppo.

Afinal, estava toda a gente enganada. Donald Trump vai mesmo aceitar o resultado das eleições... "desde que as ganhe"Foram exatamente essas as suas palavras num comício depois do último debate.
Também ontem surgiu mais uma mulher a acusar Trump de a ter assediado. No total, já são dez.

No Observador, Rui Ramos escreve sobre o fenómeno Trump em "Uma verdade muito inconveniente": "A classe política americana não parece capaz de enfrentar no plano das ideias e propostas um candidato pronto a pôr em causa o sistema que garante a liberdade no mundo desde a II Guerra Mundial".

Nos Estados Unidos, a política está dividida entre os azuis (democratas) e os vermelhos (republicanos). MasMiguel Tamen lembra um outro tempo, em Constantinopla, em que a política opunha os azuis e os verdes e escreve: "Não é de excluir que as principais ideias políticas modernas sejam de origem desportiva. A noção de vitória política é uma ideia desportiva; e o tom das celebrações políticas e desportivas é o mesmo".


Os nossos Especiais

Foi primeiro-ministro, por iniciativa do Presidente Eanes, e vice-primeiro-ministro de Mário Soares, no governo do Bloco Central. Esteve na fundação do PSD, incompatibilizou-se com o partido e depois voltou. Carlos Mota Pinto foi uma das figuras mais marcantes dos primeiros anos da democracia - teve uma morte inesperada, aos 48 anos. Uma nova biografia, de João Pedro George, conta a história de uma vida política que durou apenas 11 anos. O Observador faz a pré-publicação.

É mais um artigo do David Almas para o ajudar a poupar. São sete passos para engordar as poupanças no longo prazo com custos baixos.


Notícias surpreendentes

A estreia oficial de Maradona nos relvados foi há 40 anos e, para comemorar, o Rui Miguel Tovar resolveu fazer uma tripla no Totobola:
Portugal vai duplicar as suas estrelas Michelin. Segundo um dos responsáveis pelos prémios mais importantes da gastronomia mundial, vai ser "um ano bombástico" para os portugueses. A revelação foi feita num encontro com jornalistas espanhóis. Os nomes conhecem-se a 23 de novembro.

Neste Orçamento do Estado, há até quem tenha falado na "taxa Lucky Luke", que o governo introduziu sobre as balas - pobre Lucky Luke. O cowboy mais famoso do planeta depois de John Wayne faz 70 anos e Carlos Maria Bobone conta a sua história e a do seu seis-tiros.

Precisamente por se ter tornado septuagenário, Lucky Luke vai ser uma das estrelas da edição deste ano do Amadora BD. Veja o que não pode perder no festival de banda desenhada que começa hoje.

Pinguins cheios de petróleo, focas asfixiadas com cordéis, tartarugas presas em plásticos. Se ainda não sabe o que a poluição faz à Natureza, então estas fotos podem ser um alerta.

Esta sexta-feira vai estar cheia de notícias, por isso já sabe: venha ter connosco ao Observador para acompanhar as novidades.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário