sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Comissão Justiça e Paz de Cantanhede promove colóquio

A Comissão Paroquial Justiça e Paz (CPJP), em parceria com a Comissão Diocesana, organiza no próximo dia 28 de outubro, pelas 21 horas, no Centro Paroquial de Cantanhede, um colóquio subordinado ao tema: “A ecologia das gerações – Uma leitura da família à luz da encíclica ‘Laudato Si’ do Papa Francisco”, tendo como foco o papel da família no cuidado da nossa casa comum.

O colóquio terá como oradores o Doutor Isaías Hipólito, biblista da Escola de Leigos da Diocese de Coimbra, e a Doutora Margarida Miranda, professora de Estudos Clássicos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que colocarão em relevo o papel central da família nas questões ecológicas e geracionais, por ser o “lugar onde a vida, dom de Deus, pode ser convenientemente acolhida e protegida contra os múltiplos ataques a que está exposta, e pode desenvolver-se segundo as exigências de um crescimento humano autêntico.” (Laudato Si, 213) Cuidar do ambiente, da casa comum, tem de brotar desse “lugar da formação integral”.

Como diz o Papa Francisco, “na família aprende-se a pedir licença sem servilismo, a dizer «obrigado» como expressão duma sentida avaliação das coisas que recebemos, a dominar a agressividade ou a ganância e a pedir desculpa quando fazemos algo de mal. Estes simples gestos de sincera cortesia ajudam a construir uma cultura da vida compartilhada e do respeito pelo que nos rodeia”. (LS, 213)

No momento final do encontro da CPJP haverá um debate, onde todos serão chamados a participar ativamente, em diálogo com os oradores.

CPJP





Nenhum comentário:

Postar um comentário