sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Mês de setembro foi “muito quente e seco” – Boletim Climatológico

Resultado de imagem para Mês de setembro foi “muito quente e seco” – Boletim Climatológico
O mês de setembro 2016, em Portugal Continental, foi muito quente e seco.
O valor médio da temperatura média do ar foi de 21.51 °C, a que corresponde uma anomalia de +1.29 °C; valores da temperatura média superiores aos de 2016, ocorreram em 14% dos anos. O valor médio da temperatura máxima, 28.96 °C, foi muito superior ao valor normal, com uma anomalia de +2.66 °C e corresponde ao 3º valor mais alto desde 1931 14.07 °C foi próximo do valor normal.
Referência para os dias 5 e 6 com valores de temperatura média do ar muito elevados; com temperatura média de 29.2 °C, foi o mais quente do ano em Portugal Continental médios da temperatura máxima, 38.6 °C e da temperatura mínima valores mais alto do ano. Nestes dias, foram excedidos os recordes da temperatura máxima em grande parte do território do continente (73% das estações). De salientar a ocorrência de uma onda de calor, com início no final de agosto ou 1 de setembro, em grande parte das regiões do Norte e Centro e interior do Alentejo.
Em relação à precipitação o mês de setembro foi seco na generalidade do território precipitação foi apenas cerca 58% do normal. De referir no entanto a ocorrência de aguaceiros fortes, em especial na região do Noroeste, nos dias 13 e 24 de setembro, tendo os valores de precipitação diária nalguns locais sido superiores a 20 mm.

IPMA
Imagem: IMPALA

Nenhum comentário:

Postar um comentário