terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Cientistas identificam oceanos de agua no manto terrestre, mas “verdes” espalham pânico de desertificação da Terra


Pesquisadores da Northwestern University de Illinois descobriram que as camadas superficiais do planeta Terra encerram oceanos de água. 


Um dos mais profundos se encontra a mais de mil quilômetros de profundidade, segundo noticiou “Atlantico”. 



O prof Steve Jacobsen trabalhando no Departamento de Ciências Terrestres 
e Planetárias da Northwestern University


Se esse oceano não se encontrasse nessa profundidade nós ficaríamos submersos”, explicou Steve Jacobsen da Northwestern University, num artigo publicado pela revista Lithos. 

“Isso implica a presencia de uma reserva de água no planeta muito maior do que se pensava antes”, sublinhou.
 A presença dessa água em grandes profundidades foi revelada por um diamante brasileiro que foi ejetado no passado por um vulcão perto do rio São Luiz em Juina, no estado de Mato Grosso, na divisa com Rondônia.
Infográfico de 'O Globo' na época da descoberta. 
O jornal lamentou a falta de participação de cientistas brasileiros

Os pesquisadores estudaram com microscópio infravermelho as impurezas do diamante e identificaram uma prova inequívoca da existência desses oceanos, segundo Steve Jacobsen.


Na hora de analisar a profundidade na qual teria se formado dito diamante, a composição dos materiais pedia temperaturas e pressões muito elevadas, características da parte mais profunda do manto terrestre, camada da Terra localizada entre a crosta e núcleo terrestres, com profundidades que vão de 30 km até 2.900 km e onde as temperaturas podem atingir os 2.000º.


A composição do mineral levou os pesquisadores a estipular que foi gerado num profundidade de por volta de 1.000 km. 

O estudo agora publicado.
O estudo agora publicado.

Nele os cientistas identificaram “a assinatura da água” que só poderia estar nessa profundidade. 



Por isso eles acreditam ter a prova de que o ciclo da água da terra é bem maior do que se conhecia até agora e vai até essa profundidade do manto terrestre.



Segundo Steve Jacobsen a descoberta traz dados “sobre a origem da água no planeta e sugere que essa água já existia no momento em que a terra foi formada”.



“Ignoramos como a água foi ter numa tal profundidade. Ela teria podia chegar até o manto por causa do movimento das placas tectônicas primitivas”, disse o cientista.


Steve Jacobsen acha que esses oceanos submersos explicam por que a Terra é o único planeta conhecido que possui placas tectônicas. 

A água se introduz no manto pela crosta oceânica e “favorece o amolecimento das rochas e assim ajuda aos movimentos das placas tectônicas agindo como lubrificante”, concluiu. 
O banzé ecologista forjando o perigo inexistente de a água acabar nada tem a ver com a natureza, mas é propaganda psicológica para impor teses radicais socialo-anarquistas contra a ordem humana.
A água se introduz no manto pela crosta oceânica e “favorece o amolecimento das rochas e assim ajuda aos movimentos das placas tectônicas agindo como lubrificante”, concluiu. 
O prof. Steve Jacobsen receve o Presidential Early Career Award for Scientists and Engineers, do diretor para ciência e tecnologia da Casa Branca John Holdren (esq) e do diretor do NSF, Dr. Arden Bement (dir.)
O prof. Steve Jacobsen receve o Presidential Early Career Award for Scientists and Engineers,
do diretor para ciência e tecnologia da Casa Branca John Holdren (esq)
e do diretor do NSF, Dr. Arden Bement (dir.)





Nenhum comentário:

Postar um comentário