terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Comunicado da Plataforma Nacional Independente de Dadores de Sangue e Medula Óssea sobre a questão do Plasma


Comunicado nº3

Esta Plataforma, vem acalmar os dadores de sangue e solicitar-lhes que continuem a fazer as suas doações como habitual.

Não restam duvidas que a nódoa que acaba de sair em noticiários, sobre a possível corrupção existente sobre o plasma sanguíneo, vem afectar o já frágil sistema da dádiva e criar desconfiança nos dadores.

Temos a certeza que no terreno iremos ouvir comentários de suspeição sobre o aproveitamento do sangue que os dadores doam voluntária e graciosamente, mas que uns (alguns) espertos se aproveitam para tirar dividendos.

A situação do Plasma Sanguíneo tem sido abordada ao longo dos anos nas Convenções Nacionais de Dadores de Sangue, sem que as entidades responsáveis tenham resolvido a situação que acaba por vir a público.

Lamenta esta Plataforma que a solidariedade dos dadores de sangue (oitocentos mil a doar sangue para dez milhões de habitantes) esteja a ser aproveitada para negociatas.

O sangue doado não é comercializado assim como os seus derivados, mas sim aproveitado na totalidade gratuitamente para os doentes, (isto não está a acontecer).

Esperamos que algum alto responsável venha à Comunicação Social dar as informações consideradas necessárias aos dadores de sangue e à sociedade em geral.

Esta Plataforma exige isso mesmo, informar urgente os dadores para que a normalidade e a confiança voltem a ser base de trabalho para uma melhoria da dádiva.

Reiteramos, aos Dadores de Sangue solicitamos mais uma vez que não deixem de doar, os doentes precisam do vosso sangue.

Viana do Castelo 13 de Dezembro de 2016
P’lo Presidente da Direcção
José Passos

P’lo Vice- Presidente da Direcção
Joaquim Carlos


Nenhum comentário:

Postar um comentário