terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Drone “ameaçou” aeroporto de Lisboa

Resultado de imagem para Drone “ameaçou” aeroporto de Lisboa
Um drone entrou no último domingo no perímetro do aeroporto de Lisboa. Este foi o quarto caso do ano a envolver drones perto de aviões que chegou ao conhecimento do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA) e aconteceu a poucos dias de ser apresentada, na quarta-feira, a primeira regulamentação que vai trazer alguma ordem a estas pequenas aeronaves não tripuladas.
Em 2014 o GPIAA teve conhecimento de quatro casos, em 2015 foram nove e em 2016 o número, até agora, desceu para quatro.
Contudo, o último aconteceu há dois dias e foi bastante grave. O diretor do GPIAA conta à TSF que um drone entrou a meio da tarde no aeroporto de Lisboa e "sobrevoou as pistas e a placa pondo em causa a própria operação do aeroporto, obrigando as autoridades a tomarem medidas".
Álvaro Neves recorda que o drone não cumpriu nenhuma das regras já previstas que proíbe a aproximação de drones a aeroportos, num caso "extremamente crítico e perigosíssimo para a operação normal da aviação tripulada".
O caso podia ter fechado o aeroporto de Lisboa, mas o dono do drone (e o próprio aparelho) acabou por não ser identificado nem, naturalmente, detido. Depois do alerta, o drone desapareceu.
TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário