quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

As novas regras para offshores estão há 8 meses paradas na Assembleia


P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
A Amnistia Internacional avisou: o ambiente na Europa está "como nos anos 1930", levando a uma regressão de direitos de consequências imprevisíveis. Eis os alertas do relatório sobre 2016, com algumas notas preocupantes também sobre Portugal.
Afinal, alguma coisa aconteceu na Suécia - mas só duas noites depois de Trump o anunciar. A polícia está a investigar um motim num subúrbio de Estocolmo.
Trump não pára calado. Ontem condenou finalmente o antiseminismo. Ao mesmo tempo que deixava 11 milhões à porta da deportação.
Na Champions houve uma chuva de golos. E relata o Tiago Pimentel: "Foi uma daquelas noites em que era perigoso afastar os olhos da televisão por um instante ou sequer pestanejar, porque ao fazê-lo arriscava-se a já só ver os jogadores a celebrar." O resultado final está aqui (incluindo o doloroso do português Leonardo Jardim, foi foi claramente o jogo do ano até agora.)
Vamos viver muito mais tempo. Um estudo da revista Lancet diz-nos que a esperança média de vida vai ser de 87 anos para as mulheres em 2030, cá em Portugal, acompanhando uma subida significativa noutras partes do mundo. Cada um decidirá se acha isto uma boa notícia ou nem por isso, mas o estudo sempre adianta algumas consequências.

As notícias de hoje 

As novas regras para offshores estão paradas no Parlamento há oito meses. Os partidos retomam hoje os trabalhos, um dia depois da divulgação da falha do Fisco, prometendo agora que as mudanças avançarão ainda este ano. Pelo meio, PCP e BE querem ouvir os secretários de Estado (anterior e actual) sobre transferências para offshores (avançando o DN que admitem abrir uma... comissão de inquérito). A Liliana Valente conta-lhe isto e mais, na sequência da nossa manchete de ontem.
Já agora, saiba como o Fisco deu pela falha no tratamento daqueles quase 10 mil milhões de euros. Também o que diz Paulo Núncio, o ex-secretário de Estado que agora terá que ir ao Parlamento explicar-se. E o que perguntam a Associação Transparência e os inspectores do Fisco.
E só mais uma sugestão: olhe para a Zona Franca da Madeira: em 2016, teve menos empresas e mais receitas.

Seguimos em frente? 
O Governo acabou com o subsídio para lavagem de carros na função pública. Sim, havia mesmo. Mas aparentemente "sem suporte legal".

Mas, afinal, não havia folga em 2016? O PS diz que não. PCP e Bloco insistem que sim - e dão exemplos do que teriam feito com o dinheiro.
Onde os partidos não se entendem é na lei para as autárquicas. Ou hoje há novidades, ou os independentes vão ter vida difícil.
Mais sorte vão ter os emigranteso recenseamento vai ser automático e o número de mesas de voto será aumentado.
Entre cá e lá, fez-se a paz de Almaraz. Portugal e Espanha colocaram as espadas sobre a mesa e decidiram começar outra vez.
Uma polémica suspensa. O Novo Banco avança aos poucos, prometendo chegar a Julho com menos 350 trabalhadores, enquanto o Lone Star vai avisando que o preço a pagar pelo banco será "simbólico" (diz o Eco). Já a Caixa, ainda espera por uma decisão dos deputados sobre o que vai ser da comissão de inquérito.

A Ciência é um bem precioso

Na Serra do Perdigão prepara-se o 'Novo Atlas Europeu do Vento'Sabia que os estudos do vento têm sido feitos com medições de 1989? Para actualizar essa informação para toda a UE, uma panóplia de equipamentos já está a funcionar numa serra em Vila Velha de Ródão. A Teresa Serafim conta-lhe o como e o porquê.
Marijuana? Cuidado com as imitações. As versões sintéticas da marijuana, populares e baratas, que consistem em folhas secas pulverizadas com uma mistura de químicos, podem causar sérios problemas de saúde, alerta a Andrea Cunha Freitas, depois de ler o que dizem sobre isso os cientistas. O melhor é ler, mesmo sem inalar.
Quando se desliga este gene, os neurónios crescem. Um grupo de investigadores portugueses percebeu que um gene ligado à dislexia interfere no crescimento dos prolongamentos dos neurónios. A descoberta pode ser útil: para a dislexia e para tratar lesões medulares.
E agora um tema conhecido, mas que tem de ser ilustrado: o nosso oceano de plástico. E tem de ser ilustrado porque o problema está a atingir proporções gigantescas. Todos os anos vão parar aos oceanos entre cinco e 13 milhões de toneladas de plásticos. Com a ajuda da nossa Teresa Firmino, veja o estudo da revista Science, com dados sobre 192 países costeiros, e perceba porquê.

Hoje na agenda
  • Comissão Europeia e FMI devem publicar as suas últimas avaliações sobre Portugal.
  • O BE abre o debate quinzenal no Parlamento, que deverá voltar a ficar marcado pelas polémicas em torno da CGD e também sobre o caso dos offshores.
  • A 18.ª edição do Correntes d'Escritas arranca hoje em pleno, com o anúncio do prémio literário Casino da Póvoa. Marcelo estará na sessão de abertura.
  • A NASA explica o que encontrou fora do sistema solar.
  • O Porto recebe a Juventussem sentir inferioridade (acreditando em Espírito Santo) e na esperança de dar um passo a caminho dos quartos-de-final.

Só mais um minuto 

Quem será o autor das “fotos perdidas de Barcelona”? Há cinco anos que um norte-americano procura o autor das fotografias que comprou em 2001 durante umas férias na Europa. No Facebook, as fotos (lindas, mesmo) já têm milhares e milhares de fãs, mas o autor permanece um mistério. Mas, calma, ele ainda não desistiu.
A vida muda e nós com ela. Perseverança, estabilidade e consciência são traços de personalidade que duram uma vida? Não, dizem os investigadores da Universidade de Edimburgo, que levaram a cabo um estudo que durou seis décadas assim e descobriram que a nossa personalidade muda à medida que a vida avança
'Just in case', segue um guia para chamar a felicidade. Quem disse que o dinheiro não pode comprar a felicidade esqueceu-se do asterisco no final da página. Não, ele não "compra" felicidade, mas aluga um bocadinho, talvez. O nosso Life&Style foi à procura de uns exemplos mais ou menos em conta, para não abusar da sorte. Eu cá gostei sobretudo dos dois últimos, só falta encontrar o tempo para os ir comprar (será que também se vende?)
Falando em tempo, chegou a hora de lançar o dia. Espero que o seu seja produtivo e feliz. Nós por aqui nos encontramos, sempre que quiser.
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário