quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Exposição de fotografia "As Noites...de Budapeste - Passeio no Danúbio" no bar Consultório

Está patente em permanência no bar Consultório (situado na Rua Miguel Bombarda, na Lourinhã) a exposição de fotografia “As Noites… de Budapeste – Passeio no Danúbio”, da autoria de Tiago Picão de Oliveira.
Trata-se de um conjunto de fotografias que pretende recrear uma viagem noturna de barco naquele rio, na capital húngara, realizada pelo autor em 2011 no âmbito de uma peregrinação organizada pela Ordem Franciscana. A poética das paisagens noturnas de Budapeste, nas quais se destaca o secular património edificado desta cidade da Europa Central, é o principal enfoque das fotografias expostas.
De referir que esta exposição esteve patente no Arte Café, em Torres Vedras, entre agosto de 2013 e de 2016.
Refira-se também que o Consultório – Tapas & Wine Bar, desde o início do seu funcionamento, em julho de 2015, tem acolhido várias exposições, de artistas como José Serôdio, Pedro Abreu, Sandra Boavida ou Lucinda Gravito. É um estabelecimento que partiu da recuperação da residência do doutor Mário Braga, famoso médico da Lourinhã do século XX, que ficou conhecido para a comunidade local como “médico dos pobres”.


BREVE CURRÍCULO DO AUTOR

Tiago Malvar Cruces Picão de Oliveira, nascido a 13 de julho de 1978, é licenciado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desde cedo começou a colaborar em várias publicações regionais. Foi jornalista no Rádio Clube da Lourinhã e, desde 2002, desempenha funções na área de assessoria de imprensa na Câmara Municipal de Torres Vedras, onde realiza trabalho fotográfico.
Em 2011 obteve os 1.º e 3.º prémios no concurso de fotografia “Património e Paisagem Urbana”, inserido nas Jornadas Europeias do Património e organizado pelo Município da Lourinhã, o que foi o ponto de partida para o projeto fotográfico “Património Religioso – Do Global para o Local, do Passado para o Futuro…”, o qual já esteve patente em diversos espaços, nomeadamente na Galeria Dr. Afonso Rodrigues Pereira, no Convento de Santo António, na sede da União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia, na Casa da Cultura da Ponte do Rol, na associação juvenil “Tá a Mexer” e no jornal Alvorada.
Também a partir daquele concurso viria a apresentar, no âmbito das Jornadas Europeias do Património de 2014, uma exposição intitulada “A Noite – Olhares sobre a Zona Histórica” a qual esteve patente, entre 15 e 30 de setembro, na Biblioteca Municipal da Lourinhã e, posteriormente, no início de 2015, em cafés do centro da Lourinhã, estando várias fotografias desse projeto ainda patentes.
O seu trabalho tem integrado várias exposições coletivas de fotografia, promovidas pelo Município da Lourinhã, pela Cooperativa de Comunicação e Cultura e pelo Arena Shopping.

Nenhum comentário:

Postar um comentário