quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Concurso criAtiva promove a criação de poemas inéditos sobre a Família

A Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha está a dinamizar a primeira edição do criAtiva – Concurso Concelhio de Leitura e Escrita. Concluída a vertente de Leitura nas escolas em janeiro, os alunos Albergarienses e a comunidade leitora em geral podem submeter a concurso poemas inéditos sobre a temática da Família até 13 de março.

  O Concurso criAtiva integra o Programa Municipal de Educação e visa promover o gosto pela leitura e pela escrita, contribuindo para o desenvolvimento de competências e a criação artística, num ambiente de saudável competitividade. É constituída por duas vertentes – a Leitura Ativa e a Escrita Criativa – e, no dia 1 de abril, os vencedores de cada um dos momentos serão conhecidos no Festival criAtiva, a ter lugar na Biblioteca Municipal.

Os trabalhos poéticos da vertente de escrita devem ser entregues na Biblioteca Municipal até 13 de março, sendo depois enquadrados em cinco escalões: alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), alunos do 2.º CEB, alunos do 3.º CEB, alunos do Ensino Secundário e comunidade leitora em geral. Os poemas devem ser inéditos e de autoria individual, com a exceção dos alunos do 1.º CEB, que podem entregar trabalhos em grupo, desde que os membros estejam devidamente identificados. Cada participante pode concorrer com um máximo de três poemas em língua portuguesa.

 Deverão ser entregues dois envelopes na Biblioteca Municipal. O primeiro deve conter os poemas, bem como a declaração de aceitação das normas do concurso, de confirmação da autoria dos poemas e de permissão da sua publicação. O segundo envelope deverá conter a identificação completa do participante e os seus contactos. A entrega dos poemas em formato digital também é obrigatória.

O júri será constituído por Catarina Mendes, Vereadora da Educação, Laura Alho e Cristina Magalhães, ambas escritoras. Na avaliação dos poemas, os elementos do júri terão em conta os seguintes critérios: adequação ao tema, riqueza e pertinência do título, originalidade, densidade/riqueza lexical, correção frásica e utilização de recursos estilísticos. Será atribuído um cheque-prenda para livros no valor de 100 euros ao melhor trabalho de cada escalão de participação, salvo se o júri deliberar que nenhum trabalho preenche os requisitos mínimos de qualidade. Poderão ser atribuídas também menções honrosas. Todos os participantes receberão um certificado de participação.

 As questões relativas ao concurso podem ser esclarecidas na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, através do número de telefone 234 529 755 ou pelo endereço biblioteca@cm-albergaria.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário