sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Banco de Livros Escolares disponibiliza mais de mil manuais e cadernos de atividades


O Banco de Livros Escolares do Município de Albergaria-a-Velha, que funciona na Biblioteca Municipal, conta já com 1099 manuais, cadernos de atividades e livros de preparação para os exames dos diferentes ciclos de ensino, desde o 1.º Ciclo ao Secundário.

  Criado em 2015, o Banco de Livros Escolares permite aos alunos requisitarem manuais que estejam em vigor nos estabelecimentos de ensino ou para apoio ao estudo, sem custos. Nos dois anos de atividade, foram emprestados 113 livros, sendo que para o próximo ano letivo já estão efetuados 23 pedidos de famílias Albergarienses. Os alunos que fazem doações de livros e aqueles que os requisitam assinam um protocolo com a Autarquia; quem beneficia dos livros, normalmente durante um ano letivo, deve garantir uma boa utilização dos manuais para que voltem a ser emprestados.

O número de manuais cedidos por alunos que não necessitem deles registou um aumento significativo no último ano letivo. No final do primeiro ano de atividade, o Banco de Livros Escolares registava 350 livros disponíveis. Em apenas um ano, o número triplicou, sendo que, desde o final deste ano letivo, em junho, já foram feitas 25 doações de manuais ou livros de atividades.

 Através da partilha, o Banco de Livros Escolares pretende fomentar a reutilização de livros escolares de forma gratuita, ecologicamente sustentável, contribuindo para a poupança das famílias. Para Catarina Mendes, Vereadora da Educação e Ação Social, “este aumento do número de doadores e de utilizadores vem demonstrar que a aposta na reutilização de livros escolares é o caminho a seguir, permitindo uma significativa poupança às famílias e, simultaneamente, consciencializando para uma atitude de preservação do ambiente.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário