sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Veja se a Volta passa à sua porta. As etapas da prova

Resultado de imagem para Veja se a Volta passa à sua porta. As etapas da prova
Da etapa mais difícil àquelas que vão decidir o vencedor da prova. Os mapas e os detalhes das 10 etapas da Volta a Portugal em bicicleta.
A capital apadrinha os 90 anos da Volta, com um percurso curto alinhado com o Rio Tejo. Um dia de festa e grande velocidade na discussão pelo primeiro pódio da Grandíssima.
1ª Etapa- 5 de Agosto | Vila Franca de Xira >>> Setúbal - 203 km
A primeira etapa é logo das mais longas. Ainda que a tirada seja maioritariamente plana, a Serra da Arrábida promete fracturar o pelotão e efectuar a primeira “triagem” da Volta.
2ª Etapa- 6 de Agosto | Reguengos de Monsaraz >>> Castelo Branco - 214,7 km
A etapa mais longa devolve a maior prova do ciclismo nacional ao Alentejo profundo. Um percurso árduo e acidentado, em que as altas temperaturas serão o maior inimigo dos corredores, especialmente na travessia da Serra de Rodão.
O “sprint” final, em Castelo Branco, é garantia de espectáculo.
3ª Etapa- 7 de Agosto | Figueira de Castelo Rodrigo >>> Bragança - 162,7 km
Poucas etapas serão mais duras do que a terceira.
Do Douro a Trás-Os-Montes, as dificuldades farão sentir-se logo no primeiro terço, com a passagem em Vila Nova de Foz Côa e Torre de Moncorvo. Contudo, a grande “ameaça” para os ciclistas é mesmo o terreno brigantino, com o Castelo Medieval de Bragança elevado na paisagem.
Pode ficar aqui definido o grupo de favoritos à vitória final. No ano passado, Rui Vinhas “agarrou” a camisola nesta etapa e não mais a largou.
4ª Etapa- 8 de Agosto | Macedo de Cavaleiros >>> Mondim de Basto (Srª da Graça) - 152,7 km
Chega a Senhora da Graça, etapa mítica da Volta a Portugal, introduzida há quase 40 anos, em 1978. É expectável ver, nesta primeira etapa de verdadeira montanha, o primeiro grande confronto de favoritos. Apesar da extensão relativamente curta, promete ser dura, muito dura. Reza a História que nenhum aspirante à “amarela” sobrevive a uma má prestação na Senhora da Graça.
5ª- Etapa - 9 de Agosto | Boticas >>> Viana do Castelo - 179,6 km
A etapa dos valentes e das fugas. O Gerês torna-a mais dura, juntamente com a subida no Santuário de Santa Luzia. A fadiga não ajudará os ciclistas, pelo que, apesar dos ataques que se prevêem, a vitória deverá ser discutida entre os principais candidatos.
6ª- Etapa- 10 de Agosto | Braga >>> Fafe - 182,7 km
Antes do dia de descanso, a novidade de 2016: o troço de terra do Rali de Portugal. O Salto da Pedra Sentada, proporcionará de novo grande espectáculo.
Além do velocipedismo sobre solo pouco usual, a etapa conta com a difícil passagem no Monte do Viso, um Prémio de Montanha de 1.ª categoria, a cerca de 50 quilómetros da meta. Uma etapa de grande exigência física e anímica, com altos e baixos desenhados para testar os melhores ciclistas da Volta.
7ª- Etapa- 12 de Agosto | Lousada >>> Santo Tirso (Santuário N. Sra. Assunção) - 161,9 km
Percurso sinuoso, com uma segunda metade ardilosa. No Monte Córdova, os ciclistas terão de superar um Prémio de Montanha de 2.ª categoria, tarefa dificultada pelo dia de descanso, a que nem sempre o corpo dos ciclistas reage da melhor forma.
8ª Etapa- 13 de Agosto | Gondomar >>> Oliveira de Azeméis - 159,8 km
Da Cidade Europeia do Desporto 2017 a Oliveira de Azeméis, palmilham-se menos quilómetros que o habitual. Desengane-se quem pense que a etapa será fácil, contudo, já que as contagens de Montanha são muitas e para se ter sucesso na íngreme chegada à meta não basta ser “sprinter”.
9ª Etapa- 14 de Agosto | Lousã >>> Guarda - 184,1 km
Última etapa em linha e derradeira oportunidade para atacar a liderança coincide com a etapa-rainha.
Da Lousã, partem 185 quilómetros que, embora não cheguem ao Alto da Torre, passam por lá e promete fraccionar o pelotão. Nessa subida a Seia, com o único Prémio de Montanha de categoria Especial, poderá assistir-se ao que promete ser o maior espectáculo da Volta. Uma etapa talhada para os montanhistas, como o público mais gosta, que pedirá aos favoritos que mostrem a sua valia na chegada à Guarda, a cidade mais alta de Portugal.
10ª Etapa - 15 de Agosto | CRI - Viseu >>> Viseu - 20,1 km
O contra-relógio de Viseu, com 20,1 quilómetros, vai definir as contas finais. Os grandes contra-relogistas terão, aqui, oportunidade de arrecadar prémio tardio. Já os menos capacitados na especialidade terão de se empenhar para não perderem terreno na discussão pela vitória final. Viseu será, decerto, o cenário perfeito para a coroação do grande vencedor da Volta a Portugal.
Fonte: Renascensa
Foto: Desporto.sapo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário