Na quarta-feira (2), o jovem que conseguiu impedir que o ransomware WannCry se alastrasse ainda mais ao redor do mundo foi preso pelo FBI, nos Estados Unidos. Apesar de ainda não estar claro o motivo da prisão, é sabido que Marcus Hutchins estava trabalhando com serviços de segurança cibernética para a Inglaterra.
O jovem de 23 anos foi detido enquanto participava de duas conferências de hackers em Las Vegas, a Def Con e a Black Hat. Conhecido como “Malware Tech”, Hutchins não ofereceu resistência à voz de prisão, mas o Centro de Segurança Cibernética Nacional afirmou que seria “inapropriado” comentar sobre a atuação das autoridades neste caso, ao menos por enquanto.
O WannaCry foi um ataque de ransomware que afetou vários países no mês de maio, chegando ao Brasil. Muitas empresas e organizações, como a Telefónica espanhola e o Hospital do Câncer de Barretos foram afetados, tendo seus computadores inutilizados durante o pedido de pagamento para o resgate.
O ransomware foi construído para explorar vulnerabilidades de Windows, afetando redes inteiras e, literalmente, sequestrando seus dados, com a promessa de liberação após o pagamento de um determinado valor em bitcoins.
Fonte: Telegraph
Nenhum comentário:
Postar um comentário