Enquanto dormia...
... no Dubai, uma das maiores torres residenciais do mundo, com 86 andares, incendiou-se durante a noite e fez temer o pior depois da tragédia de Londres. Mas o fogo foi controlado em menos de três horas e não houve qualquer ferido.
O jovem herói britânico que ajudou a travar o vírus WannaCry, que afetou mais de uma centena de países, foi detido pelo FBI. Terá ajudado a criar um software bancário maligno.
Por cá, o perdão fiscal (em linguagem oficial programa extraordinário de regularização de dívidas, ou PERES para os amigos) tirou mais de três mil devedores da lista do fisco num ano. A notícia é do DN.
A guerra entre os clubes portugueses está no auge a dias do arranque da nova época. Por causa do caso dos emails, o Benfica exige uma indemnização de 50 milhões ao FC Porto. Mas também afasta o comentador Pedro Guerra da Benfica TV, escrevem o CM e a Sábado.
Ainda no futebol, Marítimo e Braga (no último minuto do prolongamento) apuraram-se para o playoff da Liga Europa e daqui a pouco conhecem os próximos adversários. O Sporting também vai saber quem vai defrontar na pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Outra informação importante
Triste e trágica ironia: José Lima, o homem, que morreu na praia de S. João de Caparica atingido pela avioneta que aterrou de emergência no areal, era sargento da Força Aérea (e teclista de banda). Sofia António, a criança de oito anos, era bailarina e adorava cor de rosa. As histórias das vítimas do acidente da Caparica contadas pelo João Porfírio e pela Rita Porto.
- Tragédia da Caparica que continua a marcar a atualidade. Os pilotos foram ouvidos ontem em tribunal e indiciados por homicídio por negligência. A grande diferença entre o crime de diligência ou o de dolo é grande: 8 a 16 anos de prisão ou multa.
- Foi também conhecido o primeiro vídeo do acidente. Mostra o momento em que a avioneta desgovernada está quase a atingir o areal.
- Nos jornais desta manhã, o JN diz que os pilotos tiveram apenas 90 segundos para decidir e o Público que a PJ só foi chamada a investigar quase 24 horas depois do acidente.
- Continua também a polémica sobre os riscos de aterrar no mar ou no areal. Em 2015, uma avioneta semelhante amarou quase no mesmo local e os pilotos sairam ilesos e um site especialista em aviação conta vários casos em que amarar não é sinónimo de "morte certa".
- E há um relato na primeira pessoa sobre o que aconteceu na praia. O do jornalista Enrique Pinto Coelho, que estava a jogar a bola com o filho: "Só quem esteve lá pode entender o que se sente quando a morte nos toca tão perto".
É o outro tema do momento. Neymar já é oficialmente do Paris Saint-Germain. Depois de um dia de peripécias, o jogador despediu-se com agradecimentos ao Barcelona e vai ter direito a apresentação (hoje ou amanhã) na Torre Eiffel com samba e as cores do Brasil. Em Paris, o hotel onde vai ficar está à altura do tamanho do negócio (veja as fotos). Na Internet há milhares de tweets. Em França, o ministro das Finanças esfrega as mãos com tanto imposto a cobrar. Mas por detrás da transferência mais cara de sempre da história do futebol, há um português: o homem forte do clube parisiense financiado com dinheiro do Qatar chama-se Antero Henrique, esteve no FC Porto, fala 5 línguas e tem uma agenda XXL.
Na Venezuela, Nicolás Maduro adiou para hoje a sessão inaugural da 'sua' Assembleia Constituinte. Vai ter manifestação da oposição à porta e enfrentar um pedido de anulação do processo da Justiça venezuelana. Por cá, as reações políticas sucederam-se: o CDS pediu atenção à "ditadura de esquerda radical", o PSD elogiou a "posição firme do governo" e o PCP fez o contrário: acusou Santos Silva e António Costa de estarem a prejudicar os luso-descendentes ao não reconhecer o resultado das eleições.
Em Angola, José Eduardo dos Santos desautorizou o seu chefe da Casa Civil para manter os filhos na liderança de empresas públicas. O ministro pedia relatórios aos gestores dessas empresas para a "passagem de pasta" antes das eleições de dia 23, mas o presidente angolano revogou a ordem. Detalhe: entre esses administradores estão os seus filhos.
De Trump (não podia aqui faltar!) vem mais uma polémica por causa do muro com o México. Segundo o Washington Post, o presidente norte-americano telefonou ao mexicano Peña Nieto proibindo-o de continuar a dizer à imprensa que não ia pagar a obra. Entretanto, Robert Mueller, o investigador especial responsável pela investigação ao caso russo, já criou um grande júri para poder intimar testemunhas, revela o Finantial Times (acesso pago).
Em França, más notícias para Macron. O presidente francês continua em queda nas sondagens e já só um em cada três franceses confia nele.
O desporto não se faz só de futebol nem de Neymar. Hoje começa a volta a Portugal e há uma história que deve ser destacada: a dos amigos Gustavo Veloso e Alejandro Marque, que treinam juntos mas vão ser inimigos na estrada, um com a camisola do FC Porto e outro a do Sporting.
E arrancam também os mundiais de atletismo. Todas as atenções estão viradas para a despedida de Usain Bolt, que perdeu o seu maior rival nos 100 metros: uma lesão impede o canadiano Andre De Grasse de mostrar se está ou não mais veloz que o jamaicano.
Para o fim, a notícia triste da morte do motociclista Ángel Bieto, um dos maiores desportistas espanhóis de sempre, campeão 12+1 vezes.
Os nossos especiais
Fica muita coisa explicada: o dono dos restaurantes que cobram preços exorbitantes na Baixa de Lisboa é um antigo carteirista bem conhecida da polícia. José Manuel Cardoso, Xula, é suspeito em pelo menos 40 processos por assaltar turistas no elétrico 28 e no metro do Lisboa. A história é das Ritas, a Ferreira e a Porto, e do Nuno André Martins. E que história!
A nossa opinião
- Diana Soller escreve sobre "A maldição do politicamente correto": "Uma sociedade que é obrigada a autocensurar-se acumula ressentimentos entre grupos sociais. Muitos. E mais tarde ou mais cedo esses ressentimentos vão ter consequências políticas".
Notícias surpreendentes
Vamos a sugestões para o fim de semana? Primeiro cocktails: uma lista de 14, made in Lisboa, doces ou secos, mas sempre frescos para o verão. E depois, para digerir, caminhadas: 10 passeios para fazer a pé, que vão da Arrábida a Melgaço, de São Miguel à Calheta.
No teatro, há uma peça-comédia que vale a pena destacar. O Rei Ubu comanda a nova revolução do teatro do Bairro nas ruínas do Convento do Carmo em Lisboa. É a história de um homem ridículo que chegou ao poder para nos fazer rir.
O Model 3 da Tesla chega a Portugal em meados do próximo ano. Vale a pena comprá-lo? A equipa do Auto explica como vai ser o elétrico de que todos falam em termos de espaço, equipamento, acelerações e autonomia. Ah... e preço.
Por fim, uma rota de viagens para supersticiosos. São 35 lugares onde tocar em pedras ou afagar partes de estátuas pode ajudar na fertilidade ou simplesmente trazer boa sorte (de vários tipos).
Já lhe tinha dito que estávamos em modo pré-autárquicas. E temos algumas surpresas: uma delas é o nosso carpool autárquicas, onde vamos com alguns candidatos à pendura percorrer de carro o concelho que querem governar. Fique atento. Quanto ao resto da informação, passe pelo Observador para se manter sempre atualizado
Bom fim de semana
AUTÁRQUICAS 2017
O seu presidente de câmara fez alguma promessa que não cumpriu? Preencha o formulário para os jornalistas do Observador investigarem.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário