sexta-feira, 4 de agosto de 2017

360º - O português que levou Neymar para o PSG; a história das vítimas da Caparica; e o ex-carteirista dono dos restaurantes dos preços loucos

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... no Dubai, uma das maiores torres residenciais do mundo, com 86 andares, incendiou-se durante a noite e fez temer o pior depois da tragédia de LondresMas o fogo foi controlado em menos de três horas e não houve qualquer ferido

O jovem herói britânico que ajudou a travar o vírus WannaCry, que afetou mais de uma centena de países, foi detido pelo FBITerá ajudado a criar um software bancário maligno.

Por cá, o perdão fiscal (em linguagem oficial programa extraordinário de regularização de dívidas, ou PERES para os amigos) tirou mais de três mil devedores da lista do fisco num ano. A notícia é do DN.

A guerra entre os clubes portugueses está no auge a dias do arranque da nova época. Por causa do caso dos emails, o Benfica exige uma indemnização de 50 milhões ao FC Porto. Mas também afasta o comentador Pedro Guerra da Benfica TV, escrevem o CM e a Sábado.

Ainda no futebolMarítimo e Braga (no último minuto do prolongamento) apuraram-se para o playoff da Liga Europa e daqui a pouco conhecem os próximos adversários. O Sporting também vai saber quem vai defrontar na pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Outra informação importante 


É o outro tema do momento. Neymar já é oficialmente do Paris Saint-Germain. Depois de um dia de peripécias, o jogador despediu-se com agradecimentos ao Barcelona e vai ter direito a apresentação (hoje ou amanhã) na Torre Eiffel com samba e as cores do Brasil. Em Paris, o hotel onde vai ficar está à altura do tamanho do negócio (veja as fotos). Na Internet há milhares de tweets. Em França, o ministro das Finanças esfrega as mãos com tanto imposto a cobrar. Mas por detrás da transferência mais cara de sempre da história do futebol, há um portuguêso homem forte do clube parisiense financiado com dinheiro do Qatar chama-se Antero Henrique, esteve no FC Porto, fala 5 línguas e tem uma agenda XXL.


Em Angola, José Eduardo dos Santos desautorizou o seu chefe da Casa Civil para manter os filhos na liderança de empresas públicasO ministro pedia relatórios aos gestores dessas empresas para a "passagem de pasta" antes das eleições de dia 23, mas o presidente angolano revogou a ordem. Detalhe: entre esses administradores estão os seus filhos.

De Trump (não podia aqui faltar!) vem mais uma polémica por causa do muro com o México. Segundo o Washington Post, o presidente norte-americano telefonou ao mexicano Peña Nieto proibindo-o de continuar a dizer à imprensa que não ia pagar a obra. Entretanto, Robert Mueller, o investigador especial responsável pela investigação ao caso russo, já criou um grande júri para poder intimar testemunhas, revela o Finantial Times (acesso pago).

Em França, más notícias para Macron. O presidente francês  continua em queda nas sondagens e já só um em cada três franceses confia nele.

O desporto não se faz só de futebol nem de Neymar. Hoje começa a volta a Portugal e há uma história que deve ser destacada: a dos amigos Gustavo Veloso e Alejandro Marque, que treinam juntos mas vão ser inimigos na estrada, um com a camisola do FC Porto e outro a do Sporting.

E arrancam também os mundiais de atletismoTodas as atenções estão viradas para a despedida de Usain Bolt, que perdeu o seu maior rival nos 100 metros: uma lesão impede o canadiano Andre De Grasse de mostrar se está ou não mais veloz que o jamaicano. 

Para o fim, a notícia triste da morte do motociclista Ángel Bietoum dos maiores desportistas espanhóis de sempre, campeão 12+1 vezes.

Os nossos especiais

Fica muita coisa explicada: o dono dos restaurantes que cobram preços exorbitantes na Baixa de Lisboa é um antigo carteirista bem conhecida da polícia. José Manuel Cardoso, Xula, é suspeito em pelo menos 40 processos por  assaltar turistas no elétrico 28 e no metro do Lisboa. A história é das Ritas, a Ferreira e a Porto, e do Nuno André Martins. E que história!

A nossa opinião

  • Diana Soller escreve sobre "A maldição do politicamente correto": "Uma sociedade que é obrigada a autocensurar-se acumula ressentimentos entre grupos sociais. Muitos. E mais tarde ou mais cedo esses ressentimentos vão ter consequências políticas".
Notícias surpreendentes

No teatro, há uma peça-comédia que vale a pena destacarO Rei Ubu comanda a nova revolução do teatro do Bairro nas ruínas do Convento do Carmo em Lisboa. É a história de um homem ridículo que chegou ao poder para nos fazer rir.

O Model 3 da Tesla chega a Portugal em meados do próximo ano. Vale a pena comprá-lo? A equipa do Auto explica como vai ser o elétrico de que todos falam em termos de espaço, equipamento, acelerações e autonomia. Ah... e preço.


Já lhe tinha dito que estávamos em modo pré-autárquicas. E temos algumas surpresas: uma delas é o nosso carpool autárquicas, onde vamos com alguns candidatos à pendura percorrer de carro o concelho que querem governar. Fique atento. Quanto ao resto da informação, passe pelo Observador para se manter sempre atualizado

Bom fim de semana

a9932316-dfb0-4f1b-86c6-23f175ba1607.png
AUTÁRQUICAS 2017
O seu presidente de câmara fez alguma promessa que não cumpriu? Preencha o formulário para os jornalistas do Observador investigarem.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário