sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Exposição, conferência e concertos em homenagem a Zeca Afonso em Coimbra

A Câmara de Coimbra vai prestar uma homenagem a Zeca Afonso, de quinta-feira a dia 12, com uma exposição sobre o artista, uma conferência e concertos de B Fachada e Vitorino com Ricardo Ribeiro, entre outras iniciativas.
A homenagem é antecipada com a inauguração hoje da exposição "José Afonso - De Coimbra à Fraternidade Utópica", na Casa Municipal da Cultura, que conta com discos do cantautor, publicações com entrevistas ao músico e ainda o Livro de Curso de Zeca Afonso, informou a autarquia, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
A homenagem, que é feita no ano em que se assinalam os 30 anos da morte do cantor, vai contar ainda com uma conferência, uma mesa redonda, uma visita guiada e dois concertos.
Na antiga igreja do Convento São Francisco, atua, no dia, 11 B Fachada, que vai tocar ao vivo temas compostos por aquele que é um dos maiores nomes da música de intervenção portuguesa, num concerto que é "estreia nacional", sublinhou a autarquia.
No dia 12, sobem ao palco do Grande Auditório do Convento São Francisco Vitorino e Ricardo Ribeiro para uma atuação que vai contar com a participação do Grupo de Cantadores de Cante Alentejano e do Grupo de Fados de Coimbra.
No primeiro dia do programa de homenagem da autarquia a Zeca Afonso, quinta-feira, realiza-se uma visita guiada, pelas 16:00, que tem como ponto de encontro o Largo D. Dinis e que vai passar pelos locais "ligados à vivência coimbrã" do músico, como é o caso de algumas repúblicas.
A 11, decorre uma conferência com o investigador José Manuel Beato intitulada "José Afonso e o tempo das 'baladas'", na Casa Municipal da Cultura, pelas 15:00, local que também recebe uma mesa redonda, no mesmo dia, sobre "Testemunhos e experiências com Zeca Afonso".
Essa mesa redonda tem como convidados o antigo diretor do Conservatório de Música de Coimbra e músico da Brigada Victor Jara, Manuel Rocha, e o "cultor da Canção de Coimbra" José Miguel Baptista, ambos pessoas que se cruzaram com José Afonso.
No intuito de "manter viva a lembrança de José Afonso", o município entende que esta homenagem agora realizada é o cumprir de "uma obrigação de cidadania ativa e cultural".
José Afonso, autor de temas como "Os Vampiros", "Os Índios da Meia Praia" ou "Como se Faz um Canalha", faleceu a 23 de fevereiro de 1987, em Setúbal.

Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário