sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Santa Casa muda pagamento de prémios para travar lavagem de dinheiro

Mudanças avançam na próxima semana. Jogos Santa Casa anteciparam-se e vão aplicar lei que ainda não entrou em vigor.
As regras para pagamento de prémios dos Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vão mudar a partir do próximo domingo. As mudanças afetam os prémios de 2000 a 5000 euros e o objetivo é evitar o branqueamento de capitais.
O vice-provedor adianta à TSF que as novas regras resultam de uma diretiva europeia que irá ser transposta para Portugal, mas a Santa Casa decidiu adiantar-se e colocá-las já em prática.
Edmundo Martinho diz que nada muda quanto aos prazos nem às formas como as pessoas recebem o dinheiro, mas resolveram antecipar a aplicação da nova lei de prevenção de branqueamento de capitais e terrorismo.
Na prática, para receber um prémio entre 2000 e 5000 euros vai deixar de ser suficiente apresentar o número da conta bancária. Além da conta, será preciso apresentar o nome completo, data de nascimento, número de contribuinte, tipo de documento de identificação e respetivos números.
Acima dos 5000 euros o pagamento dos prémios continuará como até hoje, ou seja, com a apresentação de uma série de dados pessoais e de forma presencial nas instalações da Santa Casa.
Recorde-se que até 150 euros os premiados recebem diretamente dos mediadores em dinheiro, sendo que apenas acima desse limite se recebe através de transferência bancária, sendo que de 150 a 2000 euros basta (e vai continuar a bastar) indicar o número da conta sem mais elementos de identificação.
Joker poderá ser reativado
Além das mudanças nos pagamentos dos prémios acima de 2000 euros, dia 6 de agosto (domingo) marca ainda alterações no Totobola e o fim do Joker que terá nesse dia o seu último sorteio.
Edmundo Martinho adianta contudo que o Joker pode não ter um fim definitivo pois a meta é suspendê-lo e modernizá-lo podendo ser reativado no futuro.

Fonte: TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário