A missão da Fénix é “reunir, congregar e apoiar atividades que envolvam os seus associados, promovendo a dignidade dos bombeiros e agentes de proteção civil”
Um grupo de bombeiros quer criar uma Associação Nacional de Bombeiros e Agentes de Proteção Civil, que vai chamar-se Fénix e deverá ser registada esta semana, disse à Lusa um dos membros da comissão instaladora.
A associação, disse Carlos Silva, bombeiro, deverá ter sede em Guimarães e “nasceu da perceção de que há coisas que podem ser melhoradas e que se pode trabalhar mais em prol da missão dos membros da proteção civil”.
Junta, acrescentou, bombeiros no ativo e na reserva mas também pessoas “alheias ao sistema”, com uma visão mais neutra dos problemas que envolvem os bombeiros.
A Fénix apresenta-se como tendo como missão “reunir, congregar e apoiar atividades que envolvam os seus associados, promovendo a dignidade dos bombeiros e agentes de proteção civil”, representar os associados na defesa dos seus interesses, e desenvolver atividades de estudo e análise.
Pretende ainda criar e manter um corpo de voluntários de proteção civil (por exemplo com antigos bombeiros), para informar e formar a população sobre prevenção de riscos coletivos e minimizar consequências, cooperar em operações de socorro e apoiar a reposição da normalidade em casos de acidentes graves e catástrofes.
E quer, disse Carlos Silva, desmistificar a ideia de que o bombeiro ou é um “coitadinho” ou um herói, quando na verdade é uma pessoa que gosta do que faz.
Fonte: DN com Lusa
Nenhum comentário:
Postar um comentário