terça-feira, 15 de agosto de 2017

Madeira. Hospital confirma 49 feridos, entre os quais cinco estrangeiros


Resultado de imagem para Madeira. Hospital confirma 49 feridos, entre os quais cinco estrangeiros
Fonte hospitalar confirmou a morte de 13 pessoas na sequência do acidente ocorrido esta terça-feira no Largo da Fonte, na freguesia do Monte, no Funchal.

Uma fonte do hospital Dr. Nélio Mendonça, para onde foram transportadas as vítimas da queda de uma árvore no Funchal, esta terça-feira, confirmou que há 49 feridos, entre os quais cinco estrangeiros.

Dos feridos, 12 encontram-se em estado grave, incluindo quatro crianças e oito adultos. Dois dos feridos estão, neste momento, a ser submetidos a uma intervenção circúrgica.

Das vítimas estrangeiras, quatro encontram-se em estado grave. A mesma fonte hospitalar confirmou que morreram 13 pessoas na sequência do acidente ocorrido no Largo da Fonte, na freguesia do Monte, no Funchal. Das vítimas mortais, dez morreram no local. Uma criança morreu a caminho do hospital e dois adultos - uma mulher e um homem - morreram já no serviço de urgência.

Na quarta-feira, pelas 9h00, será feito um novo ponto de situação hospitalar.

O acidente ocorreu no Largo da Fonte, na freguesia do Monte, na Madeira, quando decorria a festa da padroeira da ilha. A árvore localizava-se num jardim já antigo, do século XIX. Tinha o tronco oco, estava já sinalizada pelo risco eventual de queda e estava amarrada com cabos há dois anos. À Lusa, uma fonte local disse que a árvore caiu num ponto onde são vendidas velas para a procissão.

O alerta foi dado às 12h08 e os bombeiros chegaram ao local “cinco minutos depois”, segundo Pedro Ramos. Entre as pessoas que ficaram feridas, encontram-se “algumas crianças” e cidadãos estrangeiros, nomeadamente alemães, húngaros e franceses. O Governo da Madeia decretou três dias de luto regional - dias 16, 17 e 18 de agosto, segundo a Lusa.

Numa nota divulgada esta tarde, António Costa, expressou a sua “solidariedade para com os madeirenses”. “Já manifestei a minha solidariedade e ajuda ao Presidente da Câmara do Funchal e ao Presidente do Governo Regional da Madeira”, escreve o primeiro-ministro, acrescentando que o “Governo da República disponibilizou apoio médico face ao elevado número de vítimas” e que o Ministério da Saúde “está em permanente contacto com a Secretaria Regional da Saúde da Madeira”.

Marcelo Rebelo de Sousa também expressou as “suas condolências” aos familiares das vítimas da queda da árvore no Funchal, esta terça-feira. “Ao tomar conhecimento da tragédia ocorrida na Madeira, apresento às famílias enlutadas as minhas mais sentidas condolências”, escreve o Presidente da República numa mensagem divulgada na página da Internet da Presidência da República.

O Ministério Público instaurou um inquérito na sequência do acidente, disse à Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República. “O Ministério Público decidiu instaurar inquérito”, disse fonte da PGR, em resposta escrita enviada à Lusa.

Fonte: Expresso
Foto: TIAGO PETINGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário