terça-feira, 15 de agosto de 2017

China. Buda de 600 anos emerge da água

90021_770x433_acf_cropped
O fundo do mar esconde os maiores tesouros. Um Buda com cerca de 600 anos foi descoberto debaixo de água num reservatório na China. Os arqueólogos acreditam que há mais por descobrir.
A estátua de um Buda, com 600 anos, foi descoberta submersa na água, na província de Jiangxi, na China. Foi no mês passado que um local avistou a cabeça do Buda, esculpido numa rocha, no reservatório de Hongmen. A estátua esteve durante anos submersa, mais concretamente desde 1960, quando o reservatório foi construído, mas a construção de um portão hidroelétrico fez com que a água baixasse cerca de 10 metros, permitindo a descoberta.
Os arqueólogos afirmam que a estátua pode datar da Dinastia Ming, entre 1368-1644, ou até mais cedo, da Dinastia Yuan. Foi também encontrada a base de um templo e acredita-se que o reservatório esteja construído sobre as ruínas da antiga cidade de Xiaoshi.
 O Buda, com cerca de 3,8 metros, terá sido esculpido pelos locais da antiga cidade, representando um espírito protetor para acalmar a corrente da água diz o local que fez a descoberta, Guan Zhiyong, à CNN. O certo é que a água ajudou a conservar a estátua, que continua surpreendentemente detalhada.
Se a estátua não fosse preservada na água podia ter sofrido danos irreversíveis com o clima, oxidação, entre outros” explica Xu Changqing, diretor do Instituto de Investigação de Arqueologia de Jiangxi.
Muitas relíquias culturais foram destruídas durante a Revolução Cultural, em 1960, que obrigou as pessoas a livrar-se de tudo o que fosse velho, feudal e supersticioso.
Agora os arqueólogos preparam um plano de preservação para a estátua, que tem atraído muitos locais e turistas até ao reservatório. O Buda pode ser só o começo de um tesouro inexplorado.
Fonte: Observador

Nenhum comentário:

Postar um comentário