terça-feira, 15 de agosto de 2017

Fundão: Incêndio está “completamente descontrolado”. A23 cortada

Resultado de imagem para Fundão: Incêndio está “completamente descontrolado”. A23 cortada
O desabafo é do presidente da Câmara do Fundão que apela a reforço de meios para combater as chamas. Fogo já está nas imediações da aldeia histórica de Castelo Novo.
O presidente da Câmara do Fundão apelou esta segunda-feira à tarde às autoridades nacionais para procederem ao reforço de meios de combate num fogo que lavra na Serra da Gardunha há quase dois dias e que está "completamente descontrolado".
Cerca das 18h30, Paulo Fernandes, em declarações à agência Lusa, dava conta da aproximação das chamas da aldeia histórica de Castelo Novo, alertando para "situações complicadíssimas".
O autarca queixava-se também da falta de meios: "Neste preciso momento [cerca das 18h30] não temos um único carro de combate ao pé de nós, aqui na aldeia histórica de Castelo Novo e o fogo está a aproximar-se", referiu.
Cerca de uma hora depois, Paulo Fernandes indicava que o fogo já tinha rodeado a aldeia e já existiam zonas a arder. Segundo o autarca, as pessoas estão a ser retiradas das casas e a ser concentradas no centro da aldeia, já que "não estão reunidas as condições de segurança" para as retirar desta aldeia histórica.
Segundo o autarca, a linha de fogo "já terá cerca de 25 quilómetros". Paulo Fernandes lembra que "a Serra da Gardunha está completamente a arder" e que, neste concelho, o fogo já abrange o perímetro das freguesias de Souto da Casa, Alcongosta, Alpedrinha, Castelo Novo, para além da área do Louriçal do Campo e São Vicente da Beira, no concelho de Castelo Branco.
O autarca adiantou ainda que a Administração Regional de Saúde do Centro já decidiu manter o Centro de Saúde do Fundão aberto ao longo de toda a noite.
A23 cortada na zona do Fundão
A Autoestrada da Beira Interior (A23) foi cortada esta segunda-feira às 19h05, entre o Fundão e Lardosa, distrito de Castelo Branco, devido ao incêndio que lavra naquela zona.
A A23 está cortada entre o nó de Fundão Sul e o nó da Lardosa, já no concelho de Castelo Branco, não havendo previsão quanto à sua reabertura, segundo disse à Lusa, fonte da Scutvias, a concessionária da A23.
Resultado de imagem para Fundão: Incêndio está “completamente descontrolado”. A23 cortadaO incêndio levou também ao corte da estrada nacional 18, entre as localidades de Alpedrinha e Vale de Prazeres, e das estradas municipais entre Souto da Casa e Alcongosta, e entre Casal da Serra e São Vicente da Beira, esta última no concelho de Castelo Branco, indicou o Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.
Este fogo começou na localidade de Louriçal do Campo, concelho de Castelo Branco, às 01h27 de domingo, e, entretanto, progrediu para o concelho do Fundão, onde entrou cerca das 17h do mesmo dia, tendo-se mantido "fortemente ativo" durante toda a noite e dia de hoje, tendo já passado por várias freguesias da encosta da Serra da Gardunha.
Às 19:40, o combate às chamas estava a ser feito por 233 operacionais, auxiliados por quatro meios aéreos, segundo a informação disponibilizada na página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Fonte: Lusa
Foto:  Paulo Cunha/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário