terça-feira, 15 de agosto de 2017

Prefeita de Madrid quer todos os donos a apanhar fezes dos cães | Em Aveiro como é é?

Coima pode ser substituída por trabalhos de limpeza na via pública.

Prefeita de Madrid quer todos os donos a apanhar fezes dos cães
A prefeita de Madrid, em Espanha, quer punir de forma massiva os donos de cães que não apanhem as fezes do chão quando estes defecam na via pública.

Manuela Carmena anunciou esta segunda-feira a medida, que começa a ser aplicada na próxima semana em dois distritos (ainda não anunciados).

Há, contudo, uma novidade, de acordo com o El Mundo. Com a entrada em vigor da medida, as coimas que se aplicam aos infratores poderão ser substituídas por trabalhos de limpeza de rua.

Quem não tiver disponibilidade financeira para suportar as multas – que podem ir dos 751 aos 1.500 euros – poderá dedicar-se à limpeza da via pública aos sábados e domingos, entre as 9 horas e as 14 horas.

Fonte: Noticiasominuto

Comentário: Boa medida legislativa, que deve ser aplicada também em Portugal, ou não faz sentido? No Largo de S. Braz (junto à Caixa Geral de Depósitos em Aveiro) tornou-se habitual alguns donos de cães, que nem sequer residem na zona, deslocarem-se até este espaço com relva com os seus animais e ali fazerem as necessidades sem que tenham o cuidado de recolher as fezes do cães.
Resultado de imagem para fezes de cãesPossuir cães em casa não é para toda a gente, menos ainda para quem não tem a menor noção de civismo. Qual a sua reacção, ao caminhar pela rua e pisar fezes de cão? Que expressão lhe sai da boca?

Por isso à que evitar que aconteça aos outros, aquilo que não gostamos que nos façam a nós.

Tanto a União de Freguesias da Glória e Vera Cruz, como a Câmara Municipal de Aveiro devem tomar a medidas consideradas indicadas no sentido de acabar com notória falta de educação cívica.

Além de causar mal-estar por conta do odor desagradável, as fezes deixadas nos locais públicos podem transmitir doenças. As fezes são eliminadas com ovos de parasitas, que podem gerar enfermidades como o bicho geográfico e as lombrigas. Correm riscos tanto o homem quanto o próprio animal. E o perigo é muito maior para as crianças, pois na maioria das vezes tem uma noção de higiene  que ainda não é adequada e acabam tocando nas fezes, areia ou grama contaminadas, como já tive oportunidade de observar.

J. Carlos
(Morador indignado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário