sexta-feira, 10 de novembro de 2017

360º - O que é que um panda e uma raposa acharam da Web Summit? E ainda: demissão na Altice e o que Vieira quis dizer na entrevista à BTV

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Aconteceu uma pequena tempestade na Altice. A dona da PT/Meo, que quer também ser dona da Media Capital, perdeu o seu diretor executivo. A cabeça de Michel Combes rolou depois de a empresa ter anunciado uma revisão em baixa da previsão de resultados que colocou as ações da empresa sob enorme pressão. Convém lembrar um número: a Altice tem um endividamento de quase 50 mil milhões de euros. Patrick Drahi e o português Armando Pereira passam a ter um papel mais ativo na gestão.

António Domingues, ex-administrador do BPI e presidente da Caixa Geral de Depósitos, vai para o Haitong (antigo BESI). Deverá tornar-se administrador não-executivo, escreve o Jornal Económico.

Dos "capangas" do FC Porto à derrota anunciada do Sporting, passando pelo caso dos emails. Luís Filipe Vieira deu ontem à noite uma entrevista à BTV e falou de tudo. O Bruno Roseiro escolhe as frases fortes do presidente do Benfica e explica o que elas querem dizer.

Pinto da Costa e Antero Henrique foram absolvidos no processo da Operação Fénix. O tribunal condenou 24 dos arguidos neste caso de segurança privada ilegal.


Mais informação importante
A Web Summit acabou (infelizmente), mas o último dia ainda deixou muitas coisas boas para ler e ver:

A Autoridade Nacional da Proteção Civil pediu mais meios aéreos e bombeiros, poucas semanas antes dos grandes fogos de outubro que provocaram 45 mortos. O Ministério da Administração Interna apenas autorizou metade dos bombeiros e recusou prolongar  o contrato de aviões. A informação, com base em documentos internos, foi avançada pelaTVI.

Os guardas da GNR que fazem segurança à casa do ministro da Administração Interna foram colocados lá fora porque o cão de Eduardo Cabrita não parava de ladrar com a presença de estranhos. A associação de guardas fez queixa das más condições em que têm de trabalhar

Os proprietários do Urban Beach avançaram com uma providência cautelar para tentarem bloquear a decisão de Eduardo Cabrita que obrigou ao encerramento da discoteca por um período que pode chegar aos seis meses, na sequência da divulgação de um vídeo com agressões.

A mulher sequestrada em Moldes identificou claramente Pedro Dias como o autor do crime. A informação foi dada na quarta sessão do julgamento pelo inspetor da PJ responsável pelo caso. Houve ainda muito mais detalhes sobre a investigação.

As escolas servem pratos com pouca comida, coxas de frango mal cozinhadas, rissóis congelados e lagartas no meio da alface. Depois, os alunos tiram fotos para provar o que se passa. E, no fim, quem é punido? Estando nós em Portugal, são os alunos, evidentemente. Há estudantes a receberem ameaças de suspensão por parte de diretores - e sem que os pais sejam, sequer, chamados à escola.

Dois em cada três alunos que chumbam no 7.º ano têm seis ou mais notas negativas. Ou seja: não têm aproveitamento a mais de metade das disciplinas. São as conclusões de um estudo da Direcção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência, avançado pelo Público.

A presidente do Parlamento catalão, Carme Forcadell, passou a noite na cadeia por não ter conseguido pagar a fiança de 150 mil euros. Ontem, em tribunal, afirmara que a declaração de independência foi meramente simbólica, o que leva os jornais espanhóis de hoje a falarem em "mentira""desonra" e"traição".


 


Os nossos Especiais

"A mãe não precisa de descansar e dormir, precisa é de namorar com o seu bebé". João Gomes-Pedro é pediatra há 50 anos e defende um modelo onde se privilegia a relação dos bebés com os pais. Em entrevista à Rita Ferreira, sugere a criação de um Ministério da Criança.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "Os novos beatos do Web Summit":"Duas coisas detestáveis do Web Summit: a importância que a si próprios se dão estes profetas do écran, e o delírio governamental com a ideia de replicar Silicon Valley numa Albânia".

José Manuel Fernandes escreve "Não se incomodem, não se passa nada": "Fogos, listas de espera nos hospitais, Legionella, Tancos, inação da polícia no Urban Beach. A lista é extensa, mas o que importa é fingir que nada aconteceu, nada esclarecer, apostar na apatia cidadã".

No Conversas à Quinta, debateu-se um ano de Donald Trump, durante o qual houve eleições na Holanda, em França, na Alemanha, na Áustria e na República Checa. Os populismos e nacionalismos estão a triunfar ou a entrar no ocaso? A opinião de José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto.


Notícias surpreendentes

Só ontem, houve três novos casos de acusação de assédio sexual:
  • Surgiram vários relatos de que o comediante Louis CK se masturbava à frente de mulheres;
  • Portia De Rossi, Julianna Margulies e outras atrizes contaram como Steven Seagal se comportava durante oscastings para os seus filmes;
  • Robert Knepper, uma das estrelas da série "Prison Break", foi acusado por uma figurinista. O ator nega tudo.

Tem medo de usar fato de treino para ir jantar fora, a uma festa ou até mesmo trabalhar? O Mauro Gonçalves garante que não há razão para isso. E explica porquê.

No Porto, há novos restaurantes, casas de chá e cafés para nos aquecermos do frio que finalmente chegou. A Sara Otto Coelho mostra quais são.

Parem tudo: vem aí mais uma trilogia de Star Wars. Os filmes que acabam de ser anunciados vão contar com personagens totalmente novas e, segundo o presidente-executivo da Disney, é “um canto da galáxia que a sabedoria de Star Wars nunca explorou”

Se ainda está com sono e corre o risco de adormecer, salte esta parte: o Vitinho, que há 30 anos levava os miúdos para a cama à noite, está de regresso numa coleção de livros.

Mas deixe o Vitinho para daqui a umas horas. Entretanto, para se manter alerta, vá passando pelo Observador.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário