quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Câmara de Anadia é parceira no Projeto “Nós Propomos!”

27655527 898791836962063 2837568367819184231 n
O Município de Anadia foi parceiro do Agrupamento de Escolas de Anadia no projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”, tendo os alunos participantes realizado a apresentação das suas propostas à autarquia, em sessão que decorreu no passado dia 18 de janeiro, nos Paços do Município.

"Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica” propõe o estudo de casos para identificação de problemas locais e apresentação de propostas de resolução pelos alunos que frequentam a disciplina de Geografia no ensino secundário. Simultaneamente, pretende também promover a parceria entre universidade, escolas, autarquias, empresas e associações, mediante a celebração de protocolos de cooperação.
A edição 2016-2017 do projeto foi dinamizada pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, em colaboração com a Ersi Portugal, contando também com o apoio do Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação, e da Associação de Professores de Geografia, da Associação Portuguesa de Geógrafos, e da Associação Insular de Geografia.
O Agrupamento de Escolas de Anadia participou nesta iniciativa pela primeira vez no ano letivo transato, com um grupo de alunos das turmas D,E e F do 11º ano de Geografia. O trabalho de campo foi desenvolvido ao longo de cinco meses, durante os quais os alunos realizaram entrevistas e inquéritos, e elaboraram textos e reportagens fotográficas para a fundamentação e apresentação das suas propostas.
No âmbito da parceria de cooperação, a autarquia disponibilizou apoio técnico aos alunos envolvidos, que reuniram com os técnicos da Divisão de Planeamento e Urbanismo e do Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Anadia para expor as suas ideias e para possibilitar uma correta articulação com as orientações do Plano Diretor Municipal.
Os projetos apresentados foram a “Requalificação do Parque do Choupal”, “Quebrar o Isolamento” e ”Anadia em Movimento”. O projeto “Requalificação do Parque do Choupal”, centrado na sustentabilidade ambiental e na oferta à população da cidade de Anadia de uma zona que se encontra atualmente degradada, e que propõe a sua transformação num espaço verde de convívio e lazer, ganhou o Prémio da Associação Portuguesa de Geógrafos – 2017, tendo o galardão sido entregue aos alunos e professores em novembro último, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, por ocasião do XI Congresso Nacional da Geografia Portuguesa.

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário