quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Eu, Psicóloga | 6 dicas para quem é calouro na universidade


Começando a faculdade neste ano? Fique calmo, são muitas novidades mas é possível organizar tudo e aproveitar muito bem os primeiros momentos. Conheça algumas dicas.


A experiência de iniciar os estudos em uma instituição de Ensino Superior é incomparável. Uma época que vai definir rumos para o resto da vida, o começo da faculdade ou universidade deve ser aproveitado da melhor maneira possível. No entanto, também é importante que sejam tomadas algumas precauções e cuidados nessa etapa da vida acadêmica.

Está começando o seu primeiro semestre de aulas? Elencamos algumas recomendações para quem é calouro na universidade. Boa sorte e bom começo de período letivo!

1. De olho no calendário acadêmico

Acesse o calendário acadêmico da sua Faculdade com bastante antecipação. Anote os prazos que considera essenciais e observe quais são as datas definidas para eventos como solicitação de matrícula, entrega final de notas e avaliações. Grande parte das informações, ou mesmo todas elas, estão presentes em documentos como o calendário letivo. Mantenha-se atualizado e ciente dos seus detalhes.

2. Pesquise sobre a cidade

Caso você esteja se mudando de cidade para cursar a faculdade, colete informações e dados sobre o município para o qual está indo. Pergunte para residentes do local ou para eventuais conhecidos que já moraram ou ainda vivem por lá. Procure conhecer as principais avenidas, bairros e linhas de transporte popular, bem como a localização e arredores da Faculdade.


3. Considere uma república

Uma opção econômica e conveniente, a república é uma alternativa boa para economizar e criar laços com outros estudantes. Caso alguém que você já conheça esteja indo para a mesma cidade, entre em contato e faça a proposta de uma república. Outra oportunidade está em ingressar em repúblicas já consolidadas, conhecendo alunos de outros cursos e realizando integração com a cultura universitária local.

4. Conheça a grade curricular

Pesquise e estude a grade curricular do seu curso, sabendo quais disciplinas fará e em qual ponto do curso estudará cada área. Conhecer a grade traz uma boa noção do seu futuro na instituição, além de favorecer o planejamento.

5. Aprenda sobre a estrutura

Você conhece a estrutura administrativa da sua Universidade? Muitos veteranos recomendam que o melhor momento para se aprender mais sobre os detalhes de organização é justamente o início dos estudos. Busque saber mais sobre as secretarias responsáveis por diferentes setores, além dos docentes que estarão mais próximos dos alunos – normalmente chamados de coordenadores. 

6. Aproveite a integração

Não deixe de fazer contato com os veteranos e outros colegas calouros de seu curso. Aproveite as oportunidades de integração, muitas vezes parte do calendário oficial de recepção de calouros.

Muita atenção: participe apenas das atividades saudáveis de conexão e intercâmbio cultural. Cada vez mais, as instituições investem em todo um trabalho de conscientização sobre a recepção de calouros com os chamados “trotes”.


Bons estudos e boa sorte!


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário