domingo, 25 de fevereiro de 2018

Manhã de domingo: A vida do português que orientou o retiro do Papa

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
Padre, poeta, cronista. Tolentino Mendonça foi chamado pelo Papa para orientar o seu retiro espiritual. Quem é o português que o Vaticano considera "das vozes mais autorizadas da cultura do seu país"?
Rocha Andrade é um dos deputados que avança com a proposta de lei que permite um casamento sem efeitos sucessórios. Cônjuges podem assim optar por beneficiar filhos de anteriores casamentos.
O computador de um inspetor do Ambiente que tinha dados da investigação à Celtejo foi roubado à porta do restaurante Pedro dos Leitões, na Mealhada. Polícia diz que é apenas "mais um assalto".
Fotografia do incêndio colocou o Região de Leiria ao lado do New York Times, Washington Post e Los Angeles Times nos prémios que são considerados os "óscares" do jornalismo em grafismo e imagem.
Paul Manafort -- ex-diretor de campanha de Trump -- terá financiado políticos influentes para tomarem posições pró-Ucrânia quando o país era dirigido por Viktor Yanukovych, um seguidor de Moscovo.
Noite de sábado foi a primeira sem mortos desta semana, mas novos ataques foram feitos na manhã de domingo. Cessar-fogo de 30 dias tinha sido acordado há apenas algumas horas.
Estrela de Bollywood morreu de ataque cardíaco. A atriz indiana tinha começado a carreira aos quatro anos e o seu maior sucesso foi Mr India, em 1987, um dos filmes mais rentáveis da Ásia.
É em Barcelona que se vão reunir as principais empresas de smartphones. Não vão faltar telemóveis, tecnologia 5G e startups portuguesas naquele que é o maior evento do setor. Saiba o que esperar.
A 24 de fevereiro de 2001, Cristiano Ronaldo lançava-se num caminho de vitórias e conquistas com a equipa portuguesa. Recorde 10 dos momentos que mais marcaram a sua história com a equipa das Quinas
Não marcou ao Portimonense e ao Boavista, não falhou com o P. Ferreira (e bisou): Jonas, que esteve em 47% dos golos do Benfica esta época, é o melhor de Portugal mas podia ser o maior da Europa.
Comité Olímpico decide por unanimidade manter exclusão da Rússia por dopagem. Facto de dois atletas russos terem testado positivo na Coreia do Sul pesou na decisão. 
Opinião

Helena Matos
Estamos na mão dos frágeis. Rui Rio ganhou um congresso do seu partido; Costa perdeu as legislativas. Qual a legitimidade de Rui Rio para fazer acordos com Costa em matérias como a regionalização?

João Marques de Almeida
Rio diz ter trazido uma cultura de diálogo para a política nacional e está disposto a fazer acordos com o governo mas não é capaz de colaborar com os deputados do próprio partido. É extraordinário.

Timothy Garton Ash
A formação de uma grande coligação na Alemanha entre a CDU/CSU e o SPD não é uma boa notícia. Conjugada coma agenda europeíza de Macron é uma receita para um crescimento ainda maior dos extremismos.

Alberto Gonçalves
Além de um espectáculo pelintra, e veículo promocional de um Estado muito desonesto e pouco democrático, o “100% Português” da RTP é um manifesto reaccionário, com cheirinho à superioridade da “raça”.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Em Portugal, não é precisa nenhuma coragem para se ‘assumir’. Mas é necessário muito valor para alguém se afirmar católico, sobretudo se for fiel ao magistério e à tradição da Igreja.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário