domingo, 25 de fevereiro de 2018

Atividade gripal

Epidemia mantém baixa intensidade e tendência decrescente.
A atividade gripal em Portugal mantém-se em níveis epidémicos, com baixa intensidade e tendência decrescente, de acordo com um comunicado da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.
A taxa de incidência de síndrome gripal de 5 a 11 de fevereiro (semana 6) foi de 27,9 por 100 mil habitantes, segundo dados reportados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
Os vírus da gripe em circulação são do tipo B, com predomínio da linhagem Yamagata e do tipo A – subtipos A(H3) e A(H1) pdm09.
Nos cuidados de saúde primários, o número e a proporção de consultas por síndrome gripal apresentaram, globalmente, uma tendência decrescente, pela quinta semana consecutiva.
No que se refere aos cuidados de saúde hospitalares, verificou-se uma diminuição da procura dos serviços de urgência nesta semana, bem como uma estabilidade do número de doentes internados (por todas as causas).
Nas últimas cinco semanas, a proporção de atendimentos por síndrome gripal em urgência hospitalar manteve-se estável. Na semana em análise, foram internados 17 doentes com gripe nas unidades de cuidados intensivos. A proporção de atendimentos da linha SNS 24 por síndrome gripal diminuiu nesta semana. Verificou-se, também, uma estabilidade do número de acionamentos registados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica.
De acordo com o Sistema de Vigilância Diária da Mortalidade, a mortalidade por todas as causas registou valores dentro do esperado na semana em análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário