domingo, 25 de fevereiro de 2018

Nota de Pesar | Ramiro Ávila

imagem
Ministério lamenta perda de figura maior da Pneumologia.
O Ministério da Saúde lamenta o falecimento do Professor Doutor Ramiro Ávila, Professor Catedrático Jubilado da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, figura maior da Medicina e, particularmente, da Pneumologia, distinguido, em 2003, com a medalha de serviços distintos grau ouro do Ministério da Saúde.
Nascido no Faial, em 1940, o Professor Ramiro Vitorino Pereira Goulart de Ávila licenciou-se na Faculdade de Medicina de Lisboa.
Iniciou a sua atividade profissional na Clínica Universitária de Pneumologia do Hospital de Santa Maria, tendo desempenhado as funções de Chefe de Serviço de Pneumologia. Mais tarde, foi Chefe de Serviço de Pneumologia do Hospital de Pulido Valente, que atingiu elevado reconhecimento, graças ao processo de modernização das instalações, das valências, da área clínica e da investigação conduzidas pelo Professor Ramiro Ávila.
Foi Professor Catedrático na Faculdade de Ciências Médicas, onde fez da Pneumologia uma disciplina de grande mérito e reputação.
Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, da Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias e da Comissão Nacional de Luta Contra a Tuberculose, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, Fellow e Regent do American College of Chest Physicians.
Publicou centenas de trabalhos científicos em publicações nacionais e estrangeiras.
Foi distinguido, também, com a medalha Forlanini e a medalha de ouro da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário